Informativo do Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Conheça os benefícios e objetivos terapêuticos da hipnose

Hipnose (Hipnoterapia)

2018 / Volume 1/ Edição 11

Breve histórico:

A hipnose iniciou-se há mais de quatro mil anos no Egito antigo, com sacerdotes que usavam da técnica para cerimônias de cura. Passou desconhecida por muitos séculos, e quando disseminada, por muito preconceito, até que no final do século 20 foi estudada cientificamente. Em 2018, a Hipnose foi incorporada às Práticas Integrativas Complementares do Sistema Único de Saúde, sendo um passo importante para a promoção da saúde, por garantir integralidade na saúde da mente e do corpo da população brasileira.

Quais os objetivos terapêuticos?

A hipnoterapia é utilizada para auxiliar no parto, alívio de ansiedade, redução de estresse, construção de confiança, aumento da autoestima, questões sexuais, manejo da dor; perda de peso, controle comportamental, relaxamento, em situações de vícios, obsessões, compulsões, depressão, distúrbios alimentares, gagueira, problemas de sono, medos e fobias, transtorno do estresse pós-traumático, entre outros.

Quais são os benefícios?

Traz benefícios para a saúde mental e emocional, garante bem-estar físico, auxilia no desenvolvimento espiritual, na criatividade, na motivação, nas preocupações de negócios, na realização de objetivos e no desenvolvimento de hábitos mais saudáveis. Além disso, pode ser associada a demais terapias garantindo melhores resultados.

Este informativo é produto do Projeto de Extensão: Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, que tem por objetivo principal informar a população em geral sobre temas em saúde.

FONTE DE CONSULTA:

HIPNOSE INSTITUTE (Ed.). Descubra o que é a hipnoterapia e porque ela é tão eficaz. Disponível em: <https://hipnoseinstitute.org/blog/o-que-e-hipnoterapia/>.  Acesso em: 27 set. 2018.

SINGI, G. Morada da Hipnose: O despertar de um novo mundo. 2012. Disponível em: <http://glenansingi.wixsite.com/morada-da-hipnose>. Acesso em: 27 out. 2018.

AUTORES: CARVALHO, M.L.N; OLIVEIRA, D.S; MELO, C.P; RIBEIRO, J.F.; OLIVEIRA, P.E; MUNHOZ, A.A.S.G.; MORAIS, B.S; SILVA, B.D.; PAIVA, E.M.C.; NASSIF, M.S.; FERREIRA, P.M; MELO, R N R.; FRANCISCO, S.C.; SILVA, G.C.N.; MELO, M.L.; ANTONELI , S.O; CHAVES, E.C.; SILVA, S.A.

COLABORAÇÃO: ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO; PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET/ENFERMAGEM - UNIFAL-MG