Estudos na UNIFAL-MG sobre Paracoccidioidomicose ganham destaque na EPTV

Assista a reportagem que foi ao ar no dia 13/11/2013

O Jornal da EPTV conversou com o médico pneumologista do Centro Integrado de Assistência ao Servidor - CIAS da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UNIFAL-MG, Dr. Evandro Monteiro de Sá Magalhães, sobre Paracoccidioidomicose, doença causada por fungos que atinge trabalhadores rurais. Reportagem foi ao ar no dia 13/11/2013.

Uma pesquisa realizada com trabalhadores de áreas rurais de Alfenas, para determinar a prevalência da doença na região apontou que o teste cutâneo deu positivo em metade das 542 pessoas estudadas.

O tema chamou a atenção dos vereadores de Alfenas que propuseram um projeto de lei (de autoria do vereador Waldemilson Gustavo Bassoto) para instituir o Programa de Manejo da Paracoccidioidomicose (PCM), proposta pioneira no estado de Minas Gerais.

A UNIFAL-MG é referência no diagnóstico da doença por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão voltado para Paracoccidioidomicose, que além do Dr. Evandro, conta com cerca de 20 alunos e técnicos na equipe, e ainda, com os docentes: Prof. Luiz Cosme Cotta Malaquias (UNIFAL-MG), Prof. João Adolfo Costa Hanemann (UNIFAL-MG), Profa. Tânia Regina Grão Velloso (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES), Profa. Maria Rita Rodrigues (UNIFAL-MG), Profa. Sônia Maria S. L. Paz (Ambulatório Dr. Plínio Bastos) e Prof. Zoilo Pires de Camargo (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP).

Assista a reportagem na íntegra