A experiência do Bacharelado Interdisciplinar no campus Poços de Caldas é relatada em livro

Versão para impressãoEnviar por email
Obra foi lançada na quarta-feira, 26/03, com a presença do Prof. Derval Rosa da UFABC

O Campus Avançado de Poços de Caldas da UNIFAL-MG promoveu na quarta-feira, 26/03, o lançamento da obra “Bacharelado interdisciplinar: a experiência da Universidade Federal de Alfenas, no Campus Avançado de Poços de Caldas”, que contou com a presença do Prof. Derval dos Santos Rosa da Universidade Federal do ABC (UFABC) e também do reitor da Instituição, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva.

Organizado pela pedagoga Amanda Rezende Costa Xavier e pelos professores Cláudio Antônio de Andrade Lima e Maria Emília da Cruz Tôrres da Instituição, o livro reúne as experiências da unidade na busca por construir um modelo inovador de ensino superior: o Bacharelado Interdisciplinar (BI).

Conforme apresentado pelo Prof. Cláudio Lima, diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia, na abertura do evento, a ideia de desenvolver o livro surgiu durante as reuniões realizadas junto ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente – PRODOC da Pró-Reitoria de Graduação, por sugestão da pró-reitora Lana Ermelinda da Silva Santos nas discussões sobre vivências e interdisciplinaridade.  “Começamos a conversar e organizamos aqui uma mesa-redonda para discutir o formato, como nós poderíamos trabalhar estas vivências, esta experiência de implantação do Bacharelado Interdisciplinar aqui no campus de Poços. Tivemos também a  motivação e a orientação do Prof. Ferrarezi, e a partir de então, criamos um grupo de mobilização para construir este livro”, explicou.

De acordo com o Prof. Cláudio, a equipe decidiu seguir um modelo diferente, que tivesse uma integração maior. “A primeira ideia era que o livro pudesse contemplar as três fases: o antes da sala de aula, o durante a sala de aula e o depois da sala de aula - como seriam estes egressos. Foram realizados diversos encontros, mobilização com todos os docentes que contribuíram com as suas sugestões, e apesar da dificuldade de conduzir tudo isso, tivemos uma repercussão positiva e levamos o mesmo modelo do seminário para Varginha”.

O prefácio, assinado pela pedagoga Amanda, traz uma pincelada sobre o que o leitor encontrará no desenvolvimento dos capítulos. “Os autores partem de reflexões amplas, de cunho político filosófico, acerca do contexto vivenciado pela educação globalizada, percorrendo as condições políticas, em especial as nacionais, para, então, se afunilar no panorama que levou a UNIFAL-MG a embarcar na empreitada de projetar, implantar e consolidar um curso de graduação, baseado no modelo de um BI, processo esse que resultou na construção do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT), no Campus Avançado de Poços de Caldas”, descreve.

A pedagoga também destaca na introdução, o objetivo do livro, segundo o qual, visa contribuir para a discussão nacional que circunda a compreensão dos Bacharelados Interdisciplinares.

Fazendo uso da palavra, durante o lançamento, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, agradeceu o convite para o evento e falou sobre a emoção de participar do momento, já que também participou de todo processo de implantação do campus e do Bacharelado Interdisciplinar. "É um momento de alegria extrema estar aqui com vocês porque isso faz parte da história da Universidade. Este ano é o Centenário da UNIFAL-MG que é um marco importante de uma Instituição, mas me alegra muito esse aspecto de estar chegando aos 100 anos, com uma disposição de criança, começando toda a história de novo, começando o BI, recriando a história da Universidade", ressaltou.

O Bacharelado Interdisciplinar

Em entrevista para a ASCOM, o professor convidado Derval dos Santos Rosa do UFABC, que participou ativamente do processo de constituição  daquela Universidade e da implantação do modelo de BI, parabenizou a UNIFAL-MG pela "coragem" de implantar o projeto pedagógico inovador, comentando sobre o Bacharelado Interdisciplinar. "Eu acho que historicamente, a gente rompe com uma questão do ensino superior mais tradicional e na verdade traz temas e um processo formativo que vai ao encontro do que chamamos de século XXI, dessa pós-modernidade. Porque a Universidade tem um papel transformador, não só com o nosso aluno, quanto cidadão, mas também para com a nossa sociedade. Então só tenho a parabenizar, agradecer o convite de estar aqui participando da história de vocês. Porque eu acho que essa é uma história, que para o estado de Minas Gerais, como as outras Universidades estão fazendo, é fundamental."

Questionado sobre as realidades das universidades que já implantaram o Bacharelado Interdisciplinar, sendo a UFABC a pioneira, Prof. Derval observou que as instituições não seguem os mesmos processos de implantação, no entanto, passam pelos mesmas questões. "Na verdade, há fases em que tentamos mostrar o modelo, depois  temos o processo de avançar em relação a aceitação do modelo. E após a aceitação, temos a incorporação do modelo para que você possa fazer uma adequação com a realidade. Então a gente vê que o 'rico' dessa proposta é que na medida em que a gente vai  para algumas universidades, a gente vê que há peculiaridades que fazem esse projeto vivo. A beleza da proposta está em exatamente em aceitar, o que é natural, por exemplo: dependendo da história da Universidade e do grupo do qual esse projeto vai sendo trabalhado. Eu acho que isto é uma  riqueza, mas que tem que ter uma sensibilidade, uma perspicácia em relação ao projeto. Isso tudo foge daquele modelo, do processo ensino/aprendizagem, daquele conteúdo que você só transmite. Você cria um novo conhecimento. E a criação de um novo conhecimento é o que faz a gente preparar muito melhor o nosso aluno."

Em relação ao perfil do aluno que opta cursar o Bacharelado Interdisciplinar, Prof. Derval salienta: "É um aluno totalmente engajado na proposta pedagógica. Em alguns momentos, entendem até melhor o projeto pedagógico do que alguns dos nossos colegas."

Prof. Derval ministrou palestra sobre o tema "Integração entre ensino, pesquisa e extensão" durante o lançamento do livro.

Galeria