Reitoria celebra Dia do Professor falando de esperança na Educação

Confira mensagem dedicada aos educadores

Neste 15 de outubro de 2018, queremos celebrar o dia das professoras e dos professores, resgatando o nosso compromisso com a memória, o presente e o futuro.

Somos docentes e chegamos aqui, pelas mãos de quem nos educou e nos fez perceber relevância no conhecimento e na ciência. Em cada época, a educação é desafiada a evidenciar os seus sentidos. Vivemos dias tristes, nos quais emergem crimes de ódio, racismo, lgbtfobia, misoginia e xenofobia. Porém, queremos ressaltar o nosso empenho para educar com esperança, mesmo em tempos de desencanto.

Nós somos e seremos a força coletiva na defesa da democracia, dos direitos humanos, da pluralidade e da diversidade na sociedade e nos espaços educacionais. Somos corpos e vozes da criação, construção e anunciação. Nós fazemos a ciência virar saúde, tecnologia, educação, cidadania, justiça social, ambiental e econômica. Por isso, quando queremos, somos fortes. Quando nos unimos, somos resistência. E, quando lutamos, somos conquista.

Professoras e professores, queremos afirmar que vocês não estão a sós no meio da multidão. Da educação infantil à pós-graduação, somos uma nação de educadoras e educadores. Somos muito mais, quando somadas as solidariedades das nossas famílias, pessoas amigas e parceiras, estudantes e comunidades com as quais atuamos.

Somos como um rio perene que, a cada momento que se observa, está diferente, pois somos mudança. Somos guardiãs e guardiões da memória, para que o arbítrio nunca mais volte a dominar. Somos a construção da cidadania e o anúncio da sabedoria. Somos a promoção da paz e dignidade para cada ser humano. Somos o rio da esperança que jamais secará.

Por isso, estamos e seguiremos cada vez mais juntas e juntos.

Feliz dias das professoras e dos professores.

Sandro Amadeu Cerveira
Professor e Reitor