Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Entre os dias 17 e 20/04, foi realizada a segunda edição da Semana Científica da Consciência Negra (SCNegra) da UNIFAL-MG. O evento, que contou com conferências, oficinas, apresentações musicais e teatrais, sessões de cinema e instalações, ocorreu em Alfenas e teve como tema "Caminhos para a igualdade: as conquistas de negras e negros no Brasil contemporâneo".
Os objetivos da Semana foram promover e difundir os conhecimentos sobre a história da África, as culturas afro-brasileiras, as ações afirmativas e a educação para as relações étnico-raciais.
De acordo com o coordenador, Prof. Elias Evangelista Gomes, “em uma universidade contemporânea, as práticas de consciência negra são relevantes para a diversificação do conhecimento científico, a descolonização dos currículos, o reconhecimento positivo da população negra, a superação do racismo e a promoção da igualdade racial”.
A semana é inspirada no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), nas leis de cotas para o ensino superior (Lei 12.711/2012) e para os concursos públicos (Lei 12.990/14), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena e no Instrumento de avaliação dos cursos de graduação presencial e a distância do Ministério da Educação.
Em que pese a relevância da legislação, concretamente, a SCNegra - UNIFAL-MG inspira-se em docentes, cientistas, artistas, lutadoras e lutadores sociais e outros negros e outras negras que, ao longo dos séculos, têm construído o nosso país e as demais nações.
Consciência negra o ano inteiro
A Semana seria realizada em novembro de 2016, mas, na ocasião, a Instituição estava em período de congelamento de calendário. Em virtude do prazo de apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do interesse de envolver mais pessoas e importantes nomes da temática, a organização decidiu promover o evento em abril de 2017.
A titular da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Governo do Estado de Minas Gerais, Larissa Borges, ministrou a conferência de abertura e elogiou a iniciativa. "Seria importante que outras instituições tomassem a mesma iniciativa da UNIFAL-MG, realizando as semanas da consciência negra em outros meses do ano para ampliar o debate, a participação e não apenas concentrar os eventos em novembro”, enfatizou Larissa.
De acordo com o coordenador, para a realização do evento, foram importantes os apoios da FAPEMIG, da Pró-Reitoria de Extensão, da Pró-Reitoria de Graduação, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Ciências Sociais, além da contribuição de servidores e estudantes na organização científica, logística e cultural.