UNIFAL-MG é admitida como membro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Versão para impressãoEnviar por email

Como parte do Grupo, Instituição promoverá a integração interinstitucional e internacional

A VI Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras realizada em 02/10/2013, na Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), aprovou a adesão da UNIFAL-MG como membro da Associação Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras-GCUB, de acordo com ofício recebido pela Reitoria da Universidade, na tarde desta segunda-feira, 21/10/2013.

Como parte do Grupo, a UNIFAL-MG passa a promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 2008, durante solenidade acadêmica realizada na Universidade de Coimbra, Portugal.

Composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias – que reconhecem a instituição conimbricense como alma mater.

Por intermédio da Universidade de Coimbra, a mais antiga do mundo lusófono, o Grupo integra-se à linhagem das universidades arcanas do mundo ocidental, reunidas no Grupo Coimbra de Universidades Europeias, com o qual mantém, estatutariamente, vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural.

Trata-se da única entidade do gênero que congrega, num foro predominantemente acadêmico, o conjunto representativo de instituições de conhecimento que, no Brasil, podem reivindicar, de modo legítimo, o estatuto histórico-institucional de Universidade.

Entre os objetivos do Grupo, estão: desenvolver relações acadêmicas, científicas e culturais entre todas as instituições dirigidas pelos seus associados; incentivar e organizar atividades de cooperação no âmbito do ensino graduado e pós-graduado, nomeadamente por meio de redes educativas que permitam o intercâmbio de currículos e modelos educativos e a concretização de formações conjuntas, especialmente em áreas emergentes e de impacto social e promover estruturas de cooperação nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, fomentando a organização de redes de investigação orientadas para projetos de valor estratégico.

As mais prestigiosas universidades brasileiras da atualidade compõem o conjunto de 50 instituições fundadoras, com 37 Universidades Federais (incluindo as instituições mais antigas e de maior porte), 06 Universidades Estaduais (incluindo as estaduais paulistas) e 07 Universidades Comunitárias e Confessionais (incluindo as principais PUCs). O GCUB acolhe mais de um milhão de alunos matriculados na Graduação; além disso, comporta a quase totalidade (98 %) dos programas de Pós-Graduação senso-estrito e dos Grupos de Pesquisa consolidados (94 %) no país.

Atualmente, o GCUB é presidido pela reitora da Universidade Federal do Mato Grosso, Profa. Maria Lúcia Cavalli Neder.

Mais informações podem ser obtidas na página: www.grupocoimbrasil.org.br