Avança o projeto de restauração do Observatório Astronômico de Poços de Caldas

Versão para impressãoEnviar por email
Complexo, composto pelo Museu de Ciências, receberá cerca de R$ 550 mil em investimentos
(Foto: Reprodução - Prefeitura Municipal de Poços de Caldas)

O projeto de reabertura do Observatório Astronômico de Poços de Caldas e implantação de um Museu de Ciências na Serra de São Domingos, próximo à estátua do Cristo Redentor, deve receber investimentos de aproximadamente R$ 550 mil do Ministério do Turismo. Os projetos de restauração e revitalização dos prédios do antigo restaurante e do observatório serão entregues à Caixa Econômica Federal até o dia 23/09.

Após a restauração, os dois prédios serão entregues à UNIFAL-MG, que desenvolverá projetos de pesquisa e extensão. No prédio do antigo restaurante, será implantado o Museu de Ciências, que terá atividades interativas nas quais o público poderá participar das experiências que estiverem sendo realizadas. Já o Observatório vai abrigar projetos de pesquisa e extensão, além da visitação de moradores e turistas.

O projeto é coordenado pelo Prof. Cássius Anderson Miquele de Melo, do Instituto de Ciência e Tecnologia no campus Poços de Caldas, e conta com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Física, o Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e o Programa PET-Ciência.

Elaborados pela Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, os projetos de reforma estão em tramitação na Secretaria Municipal de Planejamento, para aprovação. Além disso, o monumento do Cristo Redentor receberá manutenção, também dentro do projeto. Já os sanitários do local são novos e estão em condições adequadas para uso.

Saiba mais sobre o projeto

Informações: Cássius Anderson Miquele de Melo, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas