Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Na última sexta-feira, 18/09, ocorreu a primeira reunião ordinária da "Liga da Dor da UNIFAL-MG" e contou com a presença de alunos e professores de vários cursos. Esta liga multidisciplinar está vinculada ao projeto de extensão "EDUCADOR: conhecendo e controlando a dor", sob coordenação da professora da Escola de Enfermagem da Instituição, Josie Resende Torres da Silva. Deste projeto, por iniciativa dos próprios alunos, surgiu a ideia da criação de uma Liga Acadêmica de estudo e atendimento a pacientes com dor crônica, com o objetivo de permitir um acompanhamento longitudinal desses pacientes.
A Liga da Dor foi idealizada para aproximar os conhecimentos sobre dor com a prática clínica dos profissionais da saúde envolvidos diretamente com pacientes com dor aguda, crônica, oncológica e neuropática. O estudo da dor é complexo, exigindo dos profissionais informações cada vez mais atualizadas e integradas. A escolha das modalidades de tratamento para o controle da dor devem ter uma base neurofisiológica e científica, levando-se em conta os aspectos biopsicossociais e a melhor avaliação e intervenção. Para os alunos participantes há o desenvolvimento da prática baseada em evidências, habilidades de avaliação, criatividade e responsabilidade, o que fortalece o grande interesse pelo projeto, reforçando o seu compromisso social.
Ao longo do trabalho, os alunos terão a oportunidade de exercitar a prática do atendimento a pacientes com dor e suas especificidades, tais como o diagnóstico das comorbidades associadas ao transtorno, à prática multidisciplinar e a escolha apropriada do projeto terapêutico. Fornecendo embasamento a todo esse processo, semanalmente serão realizadas reuniões de discussão em que são apresentados artigos científicos, com os diversos aspectos da dor, suas dimensões, formas de avaliação e de tratamento, com posterior discussão.
Atualmente, as frentes de atuação da Liga da Dor contam com:
Frente de Assistência - Prestar assistência ao paciente encaminhado à Liga, com responsabilidade pelo diagnóstico, orientação e tratamento com recursos terapêuticos manuais e práticas integrativas complementares (ventosaterapia, magnetoterapia, moxaterapia, auriculoterapia). Também estão propostos plantões de pronto atendimento para funcionários e alunos da UNIFAL-MG.
Frente de Ensino - Composta de três partes:
Minicursos de extensão previstos, com 80% das vagas reservadas para membros da Liga:
Frente de Pesquisa: