Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
A disciplina instrumentalizadora intitulada Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG, realizou no dia 07/12, no auditório da Santa Casa de Alfenas, uma sessão de apresentação de Planos Terapêuticos.
Denominado “Sessão Pôster: Elaboração de Planos Terapêuticos com o emprego das Classificações NANDA-I, NOC e NIC”, o painel foi adotado pela professora Maria Angélica Mendes, responsável pela disciplina SAE, como estratégia de avaliação dos conhecimentos adquiridos pelo acadêmico. “Tal estratégia permite a ele avaliar clinicamente uma pessoa hospitalizada fundamentada nas suas respostas ao processo saúde-doença e às etapas da vida, elaborar o raciocínio clínico e, por conseguinte, realizar tomadas de decisões mais assertivas na elaboração do Plano Terapêutico”, explica a docente.
De acordo com a Profa. Maria Angélica, essa metodologia foi adotada considerando a importância do desenvolvimento de novos métodos de transmissão de saberes, em especial do raciocínio clínico, e com o intuito de romper a dicotomia entre ensino e prática. “O emprego das Classificações Internacionais de Diagnóstico (NANDA-I), de Resultados (NOC) e de Intervenções (NIC) de Enfermagem auxilia na capacitação do acadêmico para julgamentos clínicos – diagnósticos e terapêuticos mais acurados”, comenta, ressaltando: “Este estudo oportuniza ao acadêmico a vivência de uma situação clínica real, admitindo discussões sobre diagnósticos de Enfermagem (DE) e planejamentos assistenciais com a identificação dos resultados esperados e das intervenções de Enfermagem no desempenho de seu papel clínico”, salienta.
O Plano Terapêutico foi apresentado por acadêmicos de diferentes períodos, docentes e enfermeiros da Instituição Hospitalar. A Sessão Pôster foi considerada como um momento de descoberta do conhecimento científico na Enfermagem, incentivando o acadêmico a ampliar seus conhecimentos, buscar fundamentações teóricas e referências, praticar tomadas de decisões e trabalhar em equipe, além de aperfeiçoar a comunicação em público. Também foi apontada como incentivo ao desenvolvimento do raciocínio crítico e clínico e, bem como para o envio de comunicações para eventos científicos e, elaboração de manuscritos para submissão a periódicos científicos nacionais e internacionais, até mesmo do próprio Plano Terapêutico.
"Frente aos desafios da promoção do desenvolvimento do raciocínio clínico no aluno, a associação do Plano Terapêutico com a Sessão Pôster surge como alternativa de estratégia de ensino-aprendizagem; ultrapassando o uso exclusivo em eventos científicos e ampliando sua aplicação para o meio acadêmico", enfatiza a professora.
A disciplina Sistematização da Assistência de Enfermagem tem o objetivo de identificar e aplicar elementos conceituais e instrumentais da Enfermagem na metodologia assistencial, visando à prática avançada, no alcance de resultados esperados.
Com informações: Maria Angélica Mendes, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, responsável pela disciplina Sistematização da Assistência de Enfermagem