Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Entre os dias 23 e 25/05, os professores da UNIFAL-MG Gabriela Itagiba Aguiar Vieira, Denis da Silva Moreira e Sueli de Carvalho Vilela, professora voluntária Margarida Pereira Santos e a pró-reitora adjunta da Assistência Comunitária e Estudantil (PRACE) Vânia Regina Bressan participaram do 1º módulo da formação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI) com o criador do método, Adalberto Barreto, professor de Graduação e Pós-Graduação de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), médico psiquiatra, teólogo, antropólogo e terapeuta familiar.
A partir desse 1º módulo é dada habilitação aos participantes para a implantação de rodas de Terapia Comunitária Integrativa nas instituições e serviços de saúde.
A TCI foi sistematizada há 30 anos pelo Prof. Adalberto Barreto e é uma prática recomendada pelo Ministério da Saúde desde 2008, por meio da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um instrumento que permite construir redes de apoio solidárias de promoção da vida e permite mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo. É considerada ferramenta de acolhimento, partilha de experiências de vida, resgate da autoestima, autonomia e construção de vínculos saudáveis.
Enquanto muitos modelos centram suas atenções na patologia, nas relações individuais e privadas, essa terapia se propõe a cuidar da saúde comunitária em muitos espaços, principalmente os espaços públicos, valorizando a prevenção. Prevenir é, sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos.
As rodas têm sido realizadas em várias universidades federais, tais como Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como uma ação de promoção à saúde e bem-estar dos estudantes universitários. Com respeito e acolhimento como características, elas convidam os participantes a compartilhar as angústias e ansiedades do cotidiano do trabalho e da vida acadêmica, sendo um espaço de crescimento pessoal e coletivo.
A equipe da UNIFAL-MG está implantando as rodas de TCI na Universidade e convida os estudantes para participarem.
Os encontros acontecerão semanalmente na UNIFAL-MG, sempre às terças-feiras, das 17h às 19h, sendo alternados entre sede e Unidade Educacional Santa Clara.
Na sede, as rodas iniciarão no dia 14/06, na sala PCA-205 e na Unidade Educacional Santa Clara no dia 21/06 na sala A-111.
Não há necessidade de inscrição prévia. Os interessados podem confirmar sua presença clicando AQUI.
Mais informações entrar em contato pelo email: prace@unifal-mg.edu.br
Informações e fotos: Vânia Regina Bressan, pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis