Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste dia 14 de Junho, a equipe do projeto de extensão "Comunicação e Informação em Enfermagem" divulgou informativo para incentivar a doação de sangue, homenagear e agradecer a todos os doadores que voluntariamente e de forma anônima ajudam a salvar vidas diariamente. Confira:
O sangue é um tecido vivo essencial à sobrevivência do ser humano e que não possui substituto. Quando ele é perdido, seja por acidentes, por cirurgias ou por não ser produzido devido à alguma doença, como anemia ou leucemia, o indivíduo pode necessitar de receber sangue para que ele continue vivendo. Este procedimento é chamado “hemotransfusão” ou transfusão de sangue e só é possível pela doação de outra pessoa.
Quem deseja doar sangue precisa ter idade entre 18 e 69 anos, pesar mais que 50 kg e apresentar documento com foto. São impedimentos temporários a doação de sangue: estar gripado ou resfriado; gravidez ou amamentação; 90 dias após parto normal ou 120 dias após cesariana; tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses; cirurgias odontológicas ou com anestesia geral nos últimos quatro meses; ter recebido algum tipo de vacina nas últimas 48 horas. Impedimentos definitivos à doação de sangue: hepatite após os 11 anos de idade; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.
Cuidados antes da doação: nunca vá doar sangue em jejum, faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não beba bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evite fumar pelo menos duas horas antes e evite alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação. Saiba que ao doar o seu sangue, ele jamais será vendido. Quando você doa a primeira vez, não é obrigado a doar sempre. Doar sangue não fará você engordar ou emagrecer. O doador tem o direito de receber atestado médico e carteirinha de doador e a coleta de sangue é feita com materiais descartáveis, por profissionais de saúde treinados e capacitados.
Em Alfenas, para doar sangue procure o Hospital Universitário Alzira Velano, o Instituto de Medicina e Saúde (IMESA) ou o Hospital Santa Casa e ajude a salvar vidas! A quantidade de sangue retirada é aproximadamente 450 ml, por isso não afeta a sua saúde e após a doação você pode voltar a fazer suas atividades normais. Não vá doar sangue para fazer exames gratuitamente e de forma anônima, para isso procure o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA que fica à Rua Alterosa, 214, Vista Alegre, telefone (35) 3698-2198.
Doar sangue não dói, é um ato simples, seguro e rápido que não prejudica a sua saúde, além de ser uma ação de solidariedade, carinho e cidadania para com o seu próximo! Muitas vidas dependem da sua boa vontade, doe Sangue, doe Vida!
Colaboraram: curso de Enfermagem da UNIFAL-MG, projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, grupo PET Enfermagem, Profa. Simone Albino da Silva, Profa. Érika de Cássia Lopes Chaves, Ministério da Saúde, Hospital Universitário Alzira Velano, Instituto Nacional do Câncer, Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, Fundação Pro Sangue de São Paulo