Artigo de pesquisador da UNIFAL-MG é destaque em publicação da Espanha

Versão para impressãoEnviar por email
Trabalho é um desdobramento da dissertação do Prof. Eloésio Paulo defendida em 1995

Uma revista científica anual da Espanha publicou artigo de autoria do professor Eloésio Paulo dos Reis, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

 “No coração dos boatos, romance em «canibalês brasílico»” é o título do trabalho do docente da Instituição que ganhou destaque na edição de 2016, número 5, da ABRIU - publicação editada pelo Departamento de Estudos Galegos e Portugueses da Universidade de Barcelona, em versão impressa e eletrônica.

“O artigo é uma retomada de minha dissertação de mestrado, defendida em 1995 na Unicamp, e trata do romance ‘No coração dos boatos’, de Uilcon Pereira, publicado entre 1982 e 1984 e até hoje muito pouco divulgado e conhecido”, conta Prof. Eloésio.

A proposta do estudo do pesquisador é estimular a discussão a respeito da obra, que segundo o professor, passou despercebida pela crítica. “Considerando o panorama da ficção brasileira no início da década de 1980, é um fato curioso que ainda passe despercebido à quase totalidade da crítica e da historiografia literária brasileiras, mais de 30 anos depois de seu surgimento”, ressalta.

Conforme explica Prof. Eloésio, por conta das dificuldades da editora para bancar a publicação integral, no início dos anos 1980, a obra saiu em três volumes, tornando-se uma raridade tanto nas prateleiras das bibliotecas como nas referências bibliográficas de estudos sobre a ficção brasileira da época.

Para preencher essa lacuna, o autor do artigo busca descrever a obra, na tentativa de delimitar o campo para futuras leituras do que ele chama de  “o mais radical empreendimento narrativo brasileiro naquele momento em que, tanto na Europa como nos Estados Unidos, as prospecções crítico-teóricas redemoinhavam em torno de problemas que, para a maior parte dos escritores brasileiros, não passavam de longínquos boatos.”

Acesse na íntegra