Docente da UNIFAL-MG participa de homenagem a Clécio Penedo

Versão para impressãoEnviar por email
Prof. Ronaldo Auad marcou presença no evento que comemorou 80 anos do artista brasileiro

No dia 14/12, o professor Ronaldo Auad Moreira da UNIFAL-MG participou da homenagem aos 80 anos de Clécio Penedo, um dos grandes nomes do desenho brasileiro contemporâneo, falecido em janeiro de 2004. Clécio foi quem orientou o início do desenvolvimento da produção de Auad no âmbito das artes visuais.

Corpo sem cabeça foi a última exposição realizada por este grande artista. Sediada no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, sob a curadoria do Prof. Ronaldo.

"Clécio Penedo: 80 anos", mesa de conversa mediada por Marcelo Bravo, ocorreu justamente na data em que Clécio completaria 80 anos, em uma galeria por ele criada no Centro Universitário de Barra Mansa (RJ), e que hoje leva o seu nome. Este evento foi realizado pelo Instituto Cultural Clécio Penedo – ICCP, presidido brilhantemente por Antonieta Maria Millen Penedo, viúva do artista.

Junto a Mauricio Vicente Ferreira Junior − diretor do Museu Imperial de Petrópolis, André Luiz Faria Couto − professor do UBM, Ayrton Costa − professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Ronaldo Auad apresentou Clécio Penedo: uma poética da resistência/da ironia a dor, comunicação cujo conteúdo está contemplado em Poéticas da resistência, capítulo do livro Narrativas sobre tempos sombrios, organizado por Mário Danieli Neto, Marcelo Hornos Steffens e Marta Gouveia de Oliveira Rovai, professores do Curso de História da UNIFAL-MG. O lançamento dessa publicação acontecerá no primeiro semestre de 2017.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Ronaldo Auad Moreira, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG