Unifal-MG a todo vapor na construção do campus de Varginha e na Unidade II - Santa Clara

A Unidade Educacional II da Unifal-MG em Alfenas possui uma área de 200 mil m², com uma edificação de 1500m², denominada Prédio "A", totalmente construída, destinada ao curso de fisioterapia.

Esse ano iniciou-se a construção das seguintes obras: pavimentação, estacionamentos, água, esgoto e energia elétrica com previsão de gasto aproximado de 1,4 milhões de reais.

Além dessas, conta ainda com o início da construção do Prédio "B", que terá 4 mil m², destinado a vários cursos, com orçamento previsto de aproximadamente 4,3 milhões de reais.

Esse ano também será licitada a construção de um prédio de 1,5 mil m² para atender a adiminstração da unidade e o orçamento previsto é de aproximadamente 1,7 milhões de reais.

Todos esses recursos são oriundos do Governo Federal.
A ocupação dessa unidade está prevista para o início de agosto de 2011 e será ocupado inicialmente pelo curso de fisioterapia que hoje conta com aproximadamente 120 alunos.
Em 2012 outros cursos derão se instalar na nova unidade, utilizando as demais áreas e deverá abrigar em torno de 1500 alunos.
Recursos do FINEP também estão sendo utilizados nessa unidade, ainda esse ano iniciará  a construção de um prédio destinado às pesquisas com aproximadamente 1000 mil m².

No campus de Varginha estão sendo edificados 03 prédios (A-B-C), arquitetonicamente padronizados serão equipados com tecnologia de última geração, que totalizam 3,2 milhões de reais em investimentos.

o prédio "B" já está 90% concluído, faltando basicamente a rede Elétrica e Lógica. O Prédio "C" está em fase final, aproximadamente 60% concluído. E o Prédio "A" está em fase inicial de obra, cerca de 5% concluído. Os prédios B e C estarão prontos para início das atividades letivas naquele campus que ocorrerá em agosto/2011.
Área total contruída de aproximadamente 3950 m2 de uma área total de 135 mil m².
Em andamento também obras de pavimentação das ruas (asfalto), calçamento do estacionamento, rede de esgoto, água, energia elétrica. A obra está iniciando neste mês de fevereiro, tem um prazo de execução de 4 meses. O valor é de aproximadamente 500 mil reais.
Para o ano de 2011 está previsto o quarto prédio com valor aproximado de 3,5 milhões de reais e cerca de 4000 m2 de área construída.
No próximo semestre parte do campus avançado de Varginha irá ocupar suas novas instalações dando início às  suas atividades.

O reitor, Paulo Márcio de Faria, afirma que o prédio construído na Unidade II, em Alfenas, será utilizado para suprir as demandas do curso de fisioterapia. “atenderá as aspirações, tanto da comunidade acadêmica, quanto dos servidores que farão uso da estrutura”. Segundo o reitor, a universidade também realiza as obras de infraestrutura básica de asfaltamento, esgoto e iluminação. Os serviços seriam realizados pela prefeitura de Alfenas, mas devido à queda de arrecadação do município, a instituição teve que realizar toda parte que era de responsabilidade da prefeitura.

Paulo Márcio salienta que o crescimento da instituição nos últimos anos é fruto de trabalho e empenho de todos  os servidores e que a Unidade Educacional II em Alfenas, bem como, o campus avançado de Varginha, representa a grandiosidade da instituição, não apenas em estrutura física, mas em números de alunos, números de cursos e contratação de servidores e outras vantagens que o ensino superior agrega na sociedade.
Em relação ao progresso para a cidade, o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, ressalta o visível progresso que a cidade tem vivido nesses quase 100 anos da instituição e comemora a implantação do campus avançado da UNIFAL-MG. Luiz agradece à comunidade universitária e aos cidadãos, que historicamente contribuíram para concretização de um sonho, “Sem dúvida foi um passo de extrema importância dado por Leão de Faria e que hoje reflete para nós progresso e desenvolvimento”, considerou.