Nome e obra de Ronaldo Auad integram verbete da Enciclopédia Itaú Cultural

Confira!

Ronaldo Auad, artista visual e professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, é verbete da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Intitulada "Cruzes", a obra da coleção do artista destacada foi elaborada em pó de carvão sobre 81 partes de tecido de algodão embebidas em emulsão de cola. A reprodução fotográfica é de Jesse Chiesse.

Este trabalho do professor integrou a exposição "Minas-Líbano: Nágila e outras presenças" que estreou na Casa Galeria Loly Demercian em São Paulo, em 2014. A mostra deu luz à memória do território de origem do artista - o interior de Minas -, que compreende elementos da arquitetura civil e religiosa, seus exteriores e interiores, e aspectos da cultura árabe, relacionados à sua ascendência materna - sons, músicas, cheiros, tecidos, texturas e fotografias de álbuns de família.

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras é uma obra de referência virtual que reúne informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música (estas três últimas em elaboração) produzidos no Brasil. Na página, o leitor poderá ter acesso a textos, imagens, áudios e vídeos sobre diversos assuntos relacionados às artes no país. Biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte, histórico de grupos e movimentos artísticos são, entre outros, temas dos verbetes presentes na Enciclopédia. Por meio de recursos que facilitam a busca, a navegação e o cruzamento das informações, ela coloca à disposição de todos os interessados, de forma abrangente e dinâmica, o conteúdo das bases de dados do Itaú Cultural, fruto de um trabalho que se estende por 25 anos.

Citação na Enciclopédia Itaú Cultural:

RONALDO Auad. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2016. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa26926/ronaldo-auad>. Acesso em: 06 de Mar. 2016. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7

Com informações: Ronaldo Auad, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG