Acadêmicos da Medicina promovem evento de prevenção ao Câncer de Mama

Versão para impressãoEnviar por email
"Outubro Rosa - Junte-se à luta" aconteceu no bairro Vila Esperança em Alfenas

Como já é conhecido, o mês de Outubro, no âmbito da Saúde, é dedicado à prevenção e à conscientização a respeito do Câncer de Mama. Nesse sentido, no dia 24/11, acadêmicos do 2º, 4º e 6º períodos do curso de Medicina da UNIFAL-MG, integrantes da Liga Acadêmica de Oncologia da UNIFAL-MG e da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFAL-MG, promoveram, pelo segundo ano consecutivo, o evento "Outubro Rosa - Junte-se à luta" no prédio da Etec-Caic, no bairro Vila Esperança em Alfenas. O evento durou duas horas: das 16 às 18 horas. Na oportunidade, discorreu-se a respeito do Câncer de Mama e, também a respeito do Câncer de Colo de Útero, dois tipos de câncer que acometem um número crescente de indivíduos no Brasil. 

Inicialmente, os integrantes da Liga Acadêmica de Oncologia da UNIFAL-MG, ministraram uma palestra para o público ali presente, que correspondeu a um total de 64 mulheres e um homem. Falou-se a respeito do Câncer de Mama. Na ocasião, discorreu-se um pouco a respeito da Epidemiologia da doença, com dados estatísticos e abordou-se aspectos relacionados à fatores de risco (tais como envelhecimento, excesso de peso, sedentarismo e consumo de álcool) à prevenção do Câncer de Mama, com ênfase na Mamografia. Realizou-se também uma conscientização a respeito da importância do autoexame (por meio da apalpação das mamas) incentivando as mulheres a conhecerem suas mamas sadias, facilitando assim, o reconhecimento de possíveis alterações. 

Outro importante tema abordado durante o evento, dessa vez por integrantes da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFAL-MG, foi acerca da temática do Câncer de Colo de Útero. Discorreu-se sobre a infecção do vírus HPV (Vírus do Papiloma Humano) e como esta pode ocasionar o Câncer de Colo Uterino, destacando-se aspectos vinculados às formas de contágio, aos sintomas, à prevenção e aos fatores de risco da doença. Além disso, explicou-se um pouco sobre como é realizado o Exame Preventivo ou Papanicolau e sobre sua importância no diagnóstico precoce da doença. Por fim, a vacinação contra o HPV também foi um tema abordado, sendo dada atenção especial à grande importância de que meninas de 9 a 13 sejam vacinadas. 

O evento contou ainda com a presença da médica de família, Amanda Barbosa Sereno, do ESF Primavera, e da enfermeira-chefe do ESF Primavera II, Vera Lúcia de Souza. Ademais, a presença do coordenador da LAO, médico Allen Lopes Petrini, oncologista da Santa Casa de Alfenas e servidor do curso de Medicina da UNIFAL-MG, também foi de grande valia. Ele tirou algumas dúvidas que surgiram por parte de quem assistiu à palestra. Houve bastante interesse dos ali presentes sobre as temáticas abordadas. A proposta de conscientização do evento foi cumprida com bastante êxito. 

Ao final do evento, houve o sorteio dos brindes cedidos pelos patrocinadores e um coffee break, como momento de confraternização.

Informações e fotos: Alzira Maria da Silva, secretária do curso de Medicina da UNIFAL-MG