UNIFAL-MG realiza palestra com arqueóloga cubana

Versão para impressãoEnviar por email

UNIFAL-MG realiza palestra com arqueóloga cubana
 

A palestra e mesa-redonda realizada hoje (11) contou com a participação da professora, Lourdes Domínguez, da Universidade de Havana e Oficina del Historiador de Cuba, além das palestrantes da Unicamp, Marina Fontolan e Isabela Backx, discursando respectivamente sobre História e Ciência: a trajetória da Arqueologia Subaquática e História e Patrimônio no Acervo Paulo Duarte.

O evento contou com a participação do reitor da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria, além de professores e discentes da instituição.

As pesquisadoras do Grupo de Pesquisa Arqueologia Histórica da Unicamp apresentaram seus temas inicialmente. Fontolan contou a trajetória da arqueologia subaquática desde seus primórdios até os dias atuais e mostrou peculiaridades com a arqueologia terrestre, enquanto Backx forneceu dados sobre seu estudo, que conta a trajetória de um ícone da arqueologia brasileira, Paulo Duarte, que alavancou os trabalhos referentes a esse tema no Brasil.

A palestra de Domínguez foi enriquecida por fotografias sobre os trabalhos arqueológicos desenvolvidos em seu país, Cuba, especificamente Havana, onde mora, e também desenvolve seu trabalho de preservação do patrimônio histórico.

Os participantes puderam observar o pleno cuidado que os cubanos tem com a sua história, principalmente, no que se refere a construções militares, muito bem planejadas e preservadas, chegando ao extremo, de se retirar estátuas de bronze reais e substituídas por réplicas para evitar a depreciação dos monumentos.

A professora deixou os espectadores curiosos sobre a cultura cubana e também sobre os temas referentes ao tema arqueológico. Questionada sobre a questão política a professora se manifestou a favor da forma como vive (traduzido para o português) “Eu vivo na mesma casa a cinquenta anos e não preciso me preocupar em juntar dinheiro para meus filhos estudarem. Tenho um posto de atendimento médico a duas quadras da minha casa e uma policlínica com várias especialidades a cinco.”
O coordenador do evento professor Cláudio Carlan, do ICHL da UNIFAL-MG, terminou agradecendo a presença dos participantes e organizadores do evento, além da presença ilustre da professora Lourdes. No dia 10 de novembro a professora cubana também participou de uma palestra no campus de Varginha da UNIFAL-MG no qual discorreu acerca do tema “Arqueologia, Patrimônio e História Econômica de Cuba Pós-Revolução”.

Mais fotos

Tags: