Pesquisa comprova que chá de folhas da pitanga-do-cerrado controla a diabetes

Versão para impressãoEnviar por email
Desenvolvido na UNIFAL-MG, estudo ganhou destaque no programa “Terra da Gente”

Os experimentos realizados com a pitanga-do-cerrado por Renan Gomes Bastos, discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, sob a orientação do professor Marcelo Aparecido da Silva, ganharam repercussão no programa "Terra da Gente", da emissora EPTV, em reportagem que foi ao ar no sábado, 22/07. Os estudos comprovam que o chá preparado com as folhas da planta ajuda a controlar a diabetes.

Na matéria, Renan esclarece para o repórter Ernane Fiuza, o que despertou sua atenção para estudar a planta. De acordo com o pesquisador, existem relatos do uso da folha da pitanga para o tratamento de diabetes na região, porém, não havia registro de estudos científicos que comprovassem os benefícios. Ao levar algumas amostras para análise no laboratório da UNIFAL-MG, Renan e o Prof. Marcelo encontraram compostos polifenólicos, que ajudam a reduzir a glicose.

“Aqui no laboratório, nós fizemos um processo de extração, encaminhamos esse extrato para que fosse testado em camundongos e verificou-se que, com a administração do extrato, houve diminuição da glicose nos animais”, detalhou o Prof. Marcelo. Conforme o professor, o próximo passo será a transformação do insumo farmacêutico para o medicamento fitoterápico.

A reportagem traz ainda, uma receita para fazer o chá, que é a forma mais indicada para consumo. Os pesquisadores afirmam que além de diminuir a glicose, os componentes do chá da pitanga-do-cerrado ajudam também no aumento das taxas de colesterol bom.

Assista na íntegra:

Reportagem também disponível no portal do Terra da Gente, link: http://redeglobo.globo.com/sp/eptv/terradagenteeptv/videos/t/edicoes/v/pitanga-do-cerrado-contra-diabetes/6024008/