Pesquisador recebe prêmio em Congresso da Ordem de Dentistas em Portugal

Versão para impressãoEnviar por email
Estudo sobre substitutos para o enxerto autógeno ganha repercussão internacional

O professor da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, Ronaldo Célio Mariano, foi premiado durante o 25º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, realizado na cidade do Porto, Portugal, entre os dias 10 e 12/11.

“Cicatrização óssea com PRF, doxiciclina, osso bovino ou enxerto ósseo autógeno” é o título do trabalho científico contemplado, cujo prêmio foi entregue pelo presidente do evento, Pedro Ferreira Trancoso.

A proposta do estudo foi investigar o efeito da fibrina rica em plaquetas (PRF-L), osso bovino (Bio-Oss), gel de doxiciclina e enxerto autógeno sobre o reparo de defeitos ósseos em calvária de ratos, o que permitiu considerar o osso bovino, a doxiciclina e o PRF, bons substitutos para o enxerto autógeno.

Na oportunidade da viagem à Portugal, o professor Ronaldo esteve também visitando a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, onde foi recebido pelos professores Maria Helena Raposo Fernandes, líder do grupo de pesquisa Metabolismo e Regeneração Óssea, e Pedro de Sousa Gomes, professor assistente e pesquisador. Os professores conversaram sobre a possibilidade de futuras parcerias em pesquisas científicas.

Confira flashback do segundo dia do evento, quando ocorreu a entrega do prêmio ao pesquisador da UNIFAL-MG

Com informações e fotos: Ronaldo Célio Mariano, professor da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG