Unifal campus de Varginha realiza com sucesso a 2ª semana do Piepex

Solenidade de abertura do Piepex com plateia lotada

A solenidade de abertura do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Piepex) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha aconteceu no salão nobre do Hotel Podium Apart Hotel com a presença do reitor da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria, do prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho, dos pró reitores de graduação, pós-graduação e extensão da UNIFAL-MG e demais componentes do campus de Varginha que completaram a composição da mesa.

O reitor da UNIFAL-MG falou sobre a importância de integrar ensino, pesquisa e extensão e da dificuldade que todos encontram para fazer essa indissociabilidade, mas que o Piepex adquire ótimos resultados em relação a isso. Salientou também os resultados, obtidos recentemente, por alunos do campus de Varginha, mostrando que essa conquista reflete o que a instituição sempre prega que é a qualidade do ensino além do trabalho dos docentes e discentes que são responsáveis pelos bons frutos colhidos.

Segundo a coordenadora do programa, Letícia Milani, a indissociabilidade, que tanto é discutida no cenário universitário, integra de forma associada as três vertentes e o Piepex busca exatamente isso, sendo um avanço contínuo que ocorre na sua segunda edição. Ela afirma que a evolução demonstrada nas inscrições, que saltaram de pouco mais de 100 em 2009 para 310 inscritos em 2010 reforça a atuação diferenciada do discente em relação ao programa.
O Piepex consiste em possibilitar ao acadêmico a visão holística e humanitária, além de desenvolver suas habilidades e competências, estimulando o desenvolvimento da reflexão crítica sobre o conhecimento científico como forma de entender a realidade que os cerca. A solenidade de abertura do evento contou ainda com a palestra Mozar José de Brito, pró-reitor de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (Ufla).