Ministro da Educação inaugura campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas

Ministro da Educação inaugura campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa na próxima segunda-feira dia 25, às 10 horas, da inauguração do campus avançado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) na cidade de Poços de Caldas, sul do estado de Minas Gerais. O novo campus, com área total de 500.000 m2, está localizado no km 533 da BR-267 - rodovia que interliga Poços de Caldas ao interior do Estado de São Paulo.
 A infra-estrutura, com 6.000 m2 de área construída, foi projetada para atender as necessidades de implantação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT). O BCT se constitui em um curso superior de graduação interdisciplinar, que permite reunir um conjunto de características requeridas pelo mundo do trabalho e pela sociedade contemporânea, conferindo aos egressos o grau de bacharel como primeiro ciclo na área de ciência e tecnologia e para posterior formação profissional de segundo ciclo para as Engenharias: Ambiental e Urbana; Química e de Minas.
De acordo com o reitor da universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, o campus avançado de Poços de Caldas foi criado com recursos provenientes do Programa REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e o investimento inicial foi de aproximadamente seis milhões de reais. O início das aulas ocorreu em março de 2009, em espaço provisório, até a conclusão das obras que ocorreu em agosto de 2010. São ofertadas 264 vagas por ano e, atualmente, possui 487 alunos matriculados, 37 docentes e 17 técnicos administrativos.
A implantação do campus de Poços de Caldas, além das atividades acadêmicas do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, prevê a instalação de uma incubadora de empresas, focada no setor tecnológico, e também de um programa de pós-graduação, nível mestrado, em Engenharia de Materiais, que já está em processo de avaliação pela Capes.
A expansão do ensino superior no Brasil, além de atender a um legítimo desejo da sociedade, é uma condição, sem a qual, não há sustentabilidade para o desenvolvimento do país. O atendimento a esta necessidade torna imperativo para as Universidades Públicas elevar de forma acentuada suas taxas de crescimento de matrículas, seja na graduação, seja na pós-graduação, incorporando uma maior diversidade de propostas curriculares, de caráter mais amplo, para fazer frente aos desafios que lhe são propostos pela sociedade atual.
De acordo com o site do Ministério da Educação (Mec), o ministro Haddad conta que o governo Lula ampliou o investimento em educação em todas as fases, da creche à pós-graduação. “Não falta dinheiro no orçamento da educação. O governo Lula triplicou o orçamento do MEC, que era de R$ 20 bilhões, e chegou a R$ 60 bilhões em 2010”, afirma o ministro.  Esses investimentos refletiram positivamente na UNIFAL-MG, que além de implantar o campus avançado de Poços de Caldas, está em fase de implantação do campus avançado de Varginha e também da Unidade Educacional II, no bairro Santa Clara, na cidade de Alfenas.