Tomam posse os reitores das federais de Minas e de Alfenas

Leia matéria divulgada no Portal do MEC
O ministro da Educação, Henrique Paim, empossou na tarde desta segunda-feira, 17/03/2014, os reitores das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Arturo Ramírez, e Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Paulo Márcio de Faria e Silva. A cerimônia contou ainda com a participação do secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e do secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller.

Em sua fala, Paim afirmou que a UFMG e a UNIFAL-MG são instituições de referência na educação superior brasileira. Segundo ele, após os avanços do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), os reitores precisam vencer novos desafios. “Eles estão na ponta e recebem a pressão da comunidade acadêmica”, pontuou o ministro da Educação.

Currículos – Jaime Arturo Ramírez é professor titular do departamento de engenharia elétrica da Escola de Engenharia da UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Formado em engenharia elétrica pela UFMG em 1986, concluiu o doutorado no Imperial College London, Inglaterra, em 1994, onde realizou também pós-doutorado. Foi pró-reitor de pós-graduação da UFMG entre 2003 e 2008. Coordena projetos de pesquisa e de cooperação internacional com o Canadá e Japão. Atua nas áreas de pesquisa em eletromagnetismo aplicado e otimização.

Paulo Márcio de Faria e Silva é farmacêutico-bioquímico graduado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), mestre e doutor em ciências biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor associado do Instituto de Ciências Biomédicas da Unifal. Foi pró-reitor de pós-graduação e pesquisa de 2001 a 2005.

Paulo foi também presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG), nos anos de 2011 e 2012, segundo vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) de julho de 2012 a agosto de 2013, membro das comissões de Orçamento e de Desenvolvimento Acadêmico da Andifes; representante da Andifes na Comissão do Programa de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) obtidos no exterior.

NOTA: Na segunda-feira, 24/03/2014, acontecerá a solenidade de recondução do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva e de posse da vice-reitora, Profa. Magali Benjamin de Araújo, na UNIFAL-MG, a partir das 20h, no auditório Dr. João Leão de Faria.

Informações: Assessoria de Comunicação Social do MEC e Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG