Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas comemora 10ª defesa de tese de doutorado

Versão para impressãoEnviar por email
Pesquisa é pioneira e alia nanotecnologia a medicamentos para tratamento de tumor cerebral

A acadêmica Valéria de Moura Leite Naves defendeu, em 22/02, a 10ª tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UNIFAL-MG, intitulada “Desenvolvimento de nanopartículas de quitosana e ftalato de hidroxipropilmetil celulose contendo metotrexato para potencial tratamento de glioblastoma". O momento foi marcante tanto para a discente quanto para o corpo docente do programa.

O trabalho buscou contribuir para a melhoria da ação terapêutica do anticancerígeno metotrexato no tratamento do câncer por meio de nanotecnologia. “Foram desenvolvidas nanopartículas para incorporação do fármaco, contribuindo para melhoria da sua estabilidade e absorção no local de ação, visando a uma potencial aplicação no tratamento do glioblastoma, um tumor cerebral difícil de ser alcançado, superando algumas das maiores dificuldades das formulações comuns”, explicou Valéria. De acordo com a nova doutora, os resultados obtidos no experimento sugerem que, “a absorção do metotrexato encapsulado nas nanopartículas, pode ser maior nas células cancerígenas do que em células normais, o que pode diminuir a toxicidade da quimioterapia”.

A pesquisa orientada pela Profa. Flávia Chiva Carvalho, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, foi considerada multidisciplinar e pioneira pela banca avaliadora, uma vez que explora um novo campo de projeto na Instituição: a nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de medicamentos. Segundo ela, “os estudos envolveram diversos grupos de pesquisa e a utilização de equipamentos de ponta, em sua maioria disponíveis na UNIFAL-MG. E, diante dos resultados promissores, abre-se a oportunidade para aplicação em modelo animal, visando a análise da ação dessas nanopartículas in vivo.”

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

Galeria de imagens

Com informações: Valéria de Moura Leite Naves, discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG