Palestra sobre prescrição de antibióticos foi ministrada para os discentes de Odontologia

Aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 26 no Auditório Dr. João Leão de Faria a palestra “Novas normas de prescrição de antibióticos” para os alunos da Faculdade de Odontologia. A professora da Faculdade de Farmácia, formada pela Instituição na turma de 96, Luciene Alves Moreira ministrou a palestra de forma muito clara e objetiva.
Com o intuito de conscientizar os docentes presentes e os acadêmicos do 5° ao 9° período de odontologia sobre a importância e o cuidado com a prescrição de antibióticos, a palestra esclareceu dúvidas a respeito do uso racional do antibiótico e a adequada prescrição. Alertando sobre  a importância de orientar o paciente ao tratamento (como usar o medicamento receitado, de quanto em quanto tempo, e deixar ciente que não se deve interromper o tratamento antes do tempo devido.)
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estipula normas e regras para o consumo de remédios e antibióticos e supervisiona para que os fármacos não sejam jogados no meio ambiente que por suas características químicas trazem problemas para o mesmo. A vigilância sanitária é responsável pelo recolhimento dos medicamentos vencidos e controlados. A Farmácia Escola da Unifal-MG abraça essa causa e cuida para que a ação prevista nessa legislação promova uma política de informação sobre os perigos decorrentes da ingestão indevida de medicamentos. A ANVISA também trabalha para impulsionar os estabelecimentos a venderem remédios/ medicamentos somente com receita médica. A palestrante ressaltou que a legislação já está trabalhando em prol desse avanço para o mundo farmacêutico, as prescrições devem ser legíveis e sem rasura, as receitas especiais devem conter duas vias e, agora com prazo de validade 10 dias a contar a data da prescrição.
Para finalizar a palestrante abriu espaço para perguntas, e logo após recebeu o certificado da ex recente Diretora Francisca que a parabenizou pelas informações destacadas.