Estudantes concorrem às 230 vagas oferecidas pelo curso Pré-Vestibular da Unifal

A chance de poder se preparar, a custos simbólicos, para o enem e para os vestibulares, trouxe centenas de estudantes, das mais variadas localidades à Unifal nos dias 14 e 15 de fevereiro.
Munidos de documentos, alimentos não perecíveis e kits escolares (lápis, caderno, etc) os estudantes efetivaram suas matrículas para o Curso Pré -Vestibular da Unifal-MG. Os alimentos e os kits escolares serão doados às creches e entidades assistencias.
Criado há mais de uma década, o curso oferece 230 vagas, é uma inciativa da Pró-Reitoria de Extensão e conta com o apoio da Facepe - Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas. Seu quadro de profissionais é formado por alunos de graduação da Unifal, que passam por uma seleção antes de serem admitidos como bolsistas, e por profissionais voluntários.
Há quatro anos na coordenação do Curso Pré – Vestibular da Unifal, Marcelo Armelin Pacheco, explica que o objetivo é propiciar ao aluno, vindo das escolas públicas, uma preparação adequada para que ele tenha a chance de ser aprovado em uma universidade pública. “Além disso, continua, é uma oportunidade para que os alunos de graduação da Unifal se desenvolvam no exercício da docência”, acrescenta o coordenador.
As taxas de matrículas, no valor de R$50,00 e as mensalidade – R$ 45,00, são destinadas a custear bolsas para os discentes-professores e para a confecção de apostilas bimestrais distribuídas aos alunos matriculados.
Na medida em que os estudantes vão sendo aprovados em vestibulares de inverno as matrículas vão sendo preenchidas por aqueles que se encontram na fila de espera fornecida pelo sistema.
Nos dias 14 e 15, ao efetivarem suas matrículas, os alunos receberam o calendário letivo para as aulas que terão início no dia 21 de fevereiro e que serão ministradas no prédio A, na praça Dr. Emílio da Silveira, das 19h às 22h. Trata-se de local central e estratégico, especialmente para alunos vindos de outras localidades.
É o caso de Isabely Lucas Ambar, 17 anos da cidade de Machado – MG  que pretende se deslocar todos os dias para Alfenas. Ela também sonha em poder estudar medicina, para isso concorreu a uma vaga do cursinho da Unifal. Estudante de escola pública ela se preocupa em fazer um cursinho que lhe dê  conhecimentos suficientes para o Enem e para as universidades federais. “Espero poder me preparar bem e quem sabe poder passar em medicina”, conta a estudante.
Gesica Aparecida Generoso, 17 anos, vem de Cristais - MG e já efetivou sua matrícula no cursinho da Unifal. Ela conta que medicina é a carreira dos seus sonhos e por isso se inscreveu. “Ouvi dizer que aqui é mais voltado para as escolas federais acho que isto vai me ajudar muito”, espera a jovem que  pretende morar em Alfenas.
Já Paulo César Vieira Bastos, 24 anos é de Campos Gerais, estudou em escola pública e, depois de seis anos parado, diz que pretende se formar em agronomia. “É a primeira vez que faço cursinho. Pretendo ir e voltar todos os dias pra minha cidade. Vou me esforçar. Ouvi dizer que este curso é bom”, assegura Bastos.
De acordo com Marcelo Armelin Pacheco os índices de aprovação sempre estiveram acima do esperado. No entanto, com o advento do Enem estes números, dos alunos aprovados na universidades, ainda não foram rastreados. A coordenação estuda uma forma para contabilização desses índices.