1ª Maratona de Inovação voltada às áreas de Engenharia Sustentável

Versão para impressãoEnviar por email
Dia 07/12, na UNIFAL-MG de Poços de Caldas. Não perca!

Em 7 de dezembro acontecerá a 1ª edição do Startup Run - Poços de Caldas. A maratona, criada pela Incubadora de Empresas NidusTec e que já foi realizada três vezes em Alfenas, promete várias surpresas, principalmente, por ser focada na criação de startups nas áreas de Engenharia Sustentável. Para aqueles que não conhecem o evento, segue o passo a passo:

O que é?

Atualmente, a economia brasileira já se habituou com o termo "startups", que significa pequenas empresas, pautadas em inovação e de base tecnológica. Provavelmente, você utiliza ou já utilizou os serviços de empresas que são ou eram startups, como Facebook, Uber, Netflix, Sympla, Waze, Snapchat, entre outros.

Tais negócios levaram anos para se consolidarem e chegarem a um produto final, no entanto, o Startup Run utiliza uma metodologia diferente na qual a velocidade e a praticidade são os recursos chaves. Ele é a oportunidade que os empreendedores ou futuros empreendedores poços-caldenses tem de tirarem suas ideias do papel, com o auxílio de mentorias, oficinas específicas e avaliação. Nesta edição, o foco será trabalhar com ideias voltadas para as áreas de Engenharia Sustentável, porém, qualquer pessoa, independente do curso ou formação, poderá participar.

 Participantes do Startup Run - Alfenas discutindo Modelagem de Negócios

O Startup Run está marcado para o dia 7 de dezembro, às 13h, com previsão de término para às 19h. O local de realização das atividades é: Prédio B, Sala B-206, na UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas-MG.

Etapas do Startup Run:

1º Passo: Apresentação de Ideias

É o momento inicial do Startup Run. Os participantes que possuem uma ideia de negócio relacionada às áreas de Engenharia Sustentável e desejam desenvolvê-la durante o evento, terão 1 minuto para apresentar a ideia e recrutar pessoas, para, então, desenvolvê-la durante a maratona. Apresentadas as ideias, começa a votação. Apenas as oito ideias mais votadas poderão ser desenvolvidas. (Não desanime se sua ideia não for uma das mais votadas para serem trabalhadas no evento. O aprendizado será incrível para que ela possa se desenvolver!)

2º Passo: Formação de Times:

Com as oito ideias selecionadas, os participantes escolhem em qual time querem trabalhar, sendo que o limite, por time, é de 4 participantes.

3º Passo Mentorias e Oficinas

Cada time terá um mentor responsável que o acompanhará durante toda a tarde, ajudando nas tarefas propostas. Além das mentorias, ocorrerão três oficinas, dentre elas PITCH, Validação e Canvas. Todas elas serão acompanhadas de desafios que deverão ser cumpridos em tempo regulamentar.

4º Passo: PITCH FIGHT

O Pitch Fight é a hora da decisão. As ideias duelam entre si utilizando a arma mais poderosa de uma startup, o PITCH: uma curta apresentação de 3 minutos. As apresentações serão avaliadas por uma banca de jurados, sendo que apenas uma ideia será a grande campeã do dia e receberá o troféu.

Então, por que você não pode perder?

Daqui a um ano você vai desejar ter começado agora. Isso é sério. O Startup Run Engineer & Tech quer dar aquele empurrãozinho inicial na sua ideia, torná-lo um transformador por onde passa. Logo, se você tem uma ideia voltada para as áreas de Engenharia Sustentável na gaveta e quer colocá-la no mercado, o Startup Run fornece mentoria, consultoria, oficinas gerenciais, amigos, diversão e muito empreendedorismo. Tem como perder?!

As inscrições do Startup Run estão abertas via CAEX.

Vencedores da última edição do Startup Run - Alfenas
 
Com informações e fotos: Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG
Link original da notícia:  http://www.unifal-mg.edu.br/nidustec/node/282