Proposta foi elaborada a partir de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNIFAL-MG
[1]O prefeito municipal de Alfenas, Maurílio Peloso, sancionou no dia 27/11/2013, a Lei nº 4.475, que institui o Programa de Manejo da Paracoccidioidomicose em Alfenas, proposto pelo vereador Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson), a partir de estudos realizados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão voltado para Paracoccidioidomicose da UNIFAL-MG.
De acordo com o documento, o programa será executado em nível ambulatorial, pelos Programas Saúde da Família (PSF’s), inclusive PSF’s Rurais, com vistas a realizar a prevenção, e garantir o diagnóstico e o tratamento da Paracoccidioidomicose a todos os usuários do Sistema Único de Saúde de Alfenas.
Para o médico pneumologista do Centro Integrado de Assistência ao Servidor - CIAS da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade, Dr. Evandro Monteiro de Sá Magalhães, integrante do Núcleo que realizou a pesquisa e apontou a prevalência do problema na região, a lei vem coroar o trabalho de mais de 3 anos de pesquisa de campo e em laboratório do grupo, transformando a produção científica em bem-estar social. “Isso vem ao encontro daquilo que nós entendemos; que a Universidade é fonte de trabalho e de pesquisa, e que a produção vai ser devolvida em forma de benefício para sociedade”, disse.
Segundo Dr. Evandro, com base legal, o grupo poderá organizar e implantar a política de saúde pública para Paracoccidioidomicose, o que proporcionará a oportunidade de expandir o conhecimento na área médica e social. “A Universidade tem condições de dar suporte científico e de capacitação, e também, de diagnóstico através de laboratório”, afirma, comentando sobre a parceria da UNIFAL-MG com o município.
A intenção é que no início de 2014, o Núcleo se reúna com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e PSF’S, a fim de elaborar o protocolo do programa, para que os profissionais possam saber como realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.
Dr. Evandro destaca que ao trabalhar com a prevenção da doença, os profissionais estarão atuando também na promoção de hábitos de vida saudáveis, o que ajudará na prevenção de outras doenças. “A expressão da doença está relacionada com a nutrição, com o alcoolismo e o tabagismo, principalmente, então quando a gente for fazer a prevenção, nós vamos veicular conhecimento e atuar na prevenção de outras doenças como câncer, doença vascular e enfisema, relacionadas com o uso do cigarro, por exemplo”, ressalta.
O médico chama a atenção ainda, para o fato de que os pacientes terão acesso ao medicamento gratuitamente, conforme determinado no Parágrafo único do art. 1º da lei: “Os casos diagnosticados serão de notificação compulsória à Vigilância Epidemiológica Municipal, ficando garantido aos pacientes o tratamento gratuito com a medicação preconizada como primeira opção pela Diretriz Brasileira de Manejo da Paracoccidioidomicose (PCM).”
Como a proposta é pioneira em Minas Gerais, após a implantação do programa, o município poderá celebrar parceria com o governo do estado, para que o mesmo seja estendido a outras regiões em que também há grande atividade rural e produção agrícola.
O Programa de Manejo da Paracoccidioidomicose contará com uma equipe multidisciplinar, formada por: enfermeiro, agente comunitário de saúde - inclusive, agentes rurais - médicos generalistas (urbano e rural), médico especialista em Pneumologia ou Infectologia, odontólogo e profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Conhecendo a Paracoccidioidomicose
A Paracoccidioidomicose é uma infecção causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis encontrado nas plantas e no solo. Afeta principalmente pessoas que lidam diretamente com o manuseio da terra, podendo gerar lesões no pulmão, pele, mucosas e em outras partes do corpo, atingindo principalmente, trabalhadores rurais entre 30 e 60 anos, do sexo masculino.
Conforme noticiado no dia 25/10/2013 [2] pela Assessoria de Comunicação da UNIFAL-MG, em reunião realizada na Câmara Municipal de Alfenas, no dia 21/10/2013, ocasião em que o projeto de lei foi proposto, Dr. Evandro apresentou uma pesquisa realizada com trabalhadores de áreas rurais de Alfenas, na qual apontou a prevalência da doença na região, que, posteriormente, serviu para sua tese de mestrado. Durante o levantamento de dados, observou-se que o teste cutâneo deu positivo em metade das 542 pessoas estudadas.
A UNIFAL-MG é referência no diagnóstico da doença por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão voltado para Paracoccidioidomicose, que além do Dr. Evandro, conta com cerca de 20 alunos e técnicos na equipe, e ainda, com os docentes: Prof. Luiz Cosme Cotta Malaquias (UNIFAL-MG), Prof. João Adolfo Costa Hanemann (UNIFAL-MG), Profa. Tânia Regina Grão Velloso (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES), Profa. Maria Rita Rodrigues (UNIFAL-MG), Profa. Sônia Maria S. L. Paz (Ambulatório Dr. Plínio Bastos) e Prof. Zoilo Pires de Camargo (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP).
Acesse a Lei 4.475 que institui o Programa de Manejo da Paracoccidioidomicose em Alfenas [3]