Em setembro, a UNIFAL-MG marcou presença em um dos eventos mais importantes do calendário do Ensino Superior brasileiro: Brazil Higher Education Workshop, uma oficina que foi promovida pela empresa BMI Agent Workshops, em São Paulo-SP.
Representada pelo assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki, e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger; a Universidade foi uma das instituições brasileiras que participaram das reuniões pré-agendadas com diretores e representantes do Departamento Internacional de universidades de diversas partes do mundo.
De acordo com Prof. Masaharu, este evento possibilita que as instituições brasileiras agendem reuniões individuais com diretores das principais universidades do exterior. “É uma oportunidade única de contatarmos aqui no Brasil, os responsáveis pela internacionalização de diferentes universidades do mundo”, destaca. Segundo o assessor de Relações Interinstitucionais, o workshop permite um contato mais próximo para que os participantes possam apresentar suas instituições e estabelecer parcerias.
Durante os dois dias de reuniões agendadas, o Prof. Masaharu e a Profa. Eva apresentaram a Universidade para cerca de 20 representantes de instituições internacionais, dando destaque ao fato da Universidade ser uma instituição centenária e oferecer cursos em todas as áreas do conhecimento, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Os professores da UNIFAL-MG salientaram ainda, que a localização da Universidade foi outro aspecto explorado durante as apresentações, uma vez que a Instituição está localizada em um dos estados mais ricos do Brasil, equidistante das três principais capitais da região Sudeste.
Segundo os representantes da Universidade, o foco da participação nesse evento não esteve somente no interesse em estabelecer parcerias para enviar alunos pelo Programa Ciência sem Fronteiras. “A nossa meta é tentar estabelecer uma parceria institucional de longa duração que não privilegie somente os estudantes de graduação. O que nós queremos é estabelecer relações entre pesquisadores, para a realização de pesquisas conjuntas em áreas comuns com as universidades internacionais”, declararam.
Durante o workshop, foram mantidos contatos com diversas instituições estrangeiras, dentre as quais, algumas que já recebem estudantes da UNIFAL-MG pelo Programa Ciência sem Fronteiras, tais como a Universidade de Northumbria, da Inglaterra, Universidade Estadual de Nova York, Universidade da Califórnia e a Universidade Estadual da Califórnia, todas nos Estados Unidos.
Para mais informações sobre o workshop, acesse: http://bmiagentsworkshop.com/the-brazil-higher-education-workshop/ [2]
Galeria [3]