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Professora da UNIFAL-MG colabora com a obra "Atenção Primária em Saúde"

Por comunicacao em qua, 01/04/2015 - 11:22
Livro detalha diagnósticos, resultados e intervenções

[1]A professora da Escola de Enfermagem, Soraia Matilde Marques, [2] colaborou para a produção do livro "Atenção Primária em Saúde: Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem", organizado pelas pesquisadoras em Enfermagem, Marcia Regina Cubas e Maria Miriam Lima da Nóbrega.

A obra detalha o método de construção dos subconjuntos e permite que o profissional de enfermagem conheça e elabore os subconjuntos de diagnósticos voltados para a atenção primária.

O objetivo da publicação é apoiar e melhorar a prática clínica, as tomadas de decisão e formação do enfermeiro, bem como aumentar a segurança do trabalho por meio da sistematização frente ao usuário, à família e comunidade; aposta na comunicação eficiente e sem ambiguidade entre profissionais e organizações diversas, que suportem cuidados de saúde integrados e com qualidade.

De acordo com release divulgado pela editora Elsevier, estudos mostram que 40% da carga horária dos estágios em enfermagem no Brasil são direcionados à atenção primária – estratégia de assistência aos indivíduos e às comunidades de forma regionalizada, sistematizada e contínua, com ações preventivas e curativas. Boa parte dos profissionais formados também é absorvida pelas unidades de atenção primária do país. Assim sendo, é indispensável que se dominem subconjuntos de diagnósticos de enfermagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN). Eles permitem uma linguagem científica e unificada em qualquer unidade de saúde, de qualquer parte do mundo.

Diferentemente dos demais sistemas de classificação que são voltados para o sistema hospitalar, a obra contribui para desenvolver o pensamento clínico na atenção primária, e não apenas para a realização do procedimento. Portanto, é indicado para profissionais que atuam ou desejam trabalhar em saúde pública, e também para o aprendizado nas disciplinas de Saúde Coletiva e Saúde da Família, além de todas as demais disciplinas do período complementar da graduação – uma vez que direciona para grupos específicos e de interesse de atendimento, como o atendimento infantil por exemplo.

A publicação conta com 15 colaboradores de várias instituições de ensino do país.

Com informações da Assessoria de Imprensa da editora Elsevier

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