Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Mestrado na área ambiental tem artigo citado em periódico de alto impacto

Mestrado na área ambiental tem artigo citado em periódico de alto impacto

Por Ana Carolina Araújo em sex, 27/11/2015 - 09:46
Pesquisa envolve o ciclo de vida e o código de barras de DNA de microcrustáceos

Um artigo de autoria das acadêmicas Erika dos Santos Silva e Cínthia Bruno de Abreu, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNIFAL-MG foi citado no artigo de revisão da revista Trends in Ecology and Evolution este ano, cujo fator de impacto é de 16,19 (2014).

O trabalho intitulado “Alona iheringula Sinev & Kotov, 2004 (Crustacea, Anomopoda, Chydoridae, Aloninae): Life Cycle and DNA Barcode with Implications for the Taxonomy of the Aloninae Subfamily”, que caracteriza aspectos do ciclo de vida e o primeiro DNA barcode (código de barras do DNA) da espécie Alona Iheringula, sendo também o primeiro DNA barcode de microcrustáceos no Brasil, foi originalmente publicado na revista PlosOne em 2014, e citado na edição no artigo “DNA barcodes for ecology, evolution, and conservation”.

O estudo destes organismos é importante no entendimento de dinâmica de populações e as análises moleculares auxiliam no entendimento da taxonomia e conhecimento da biodiversidade desses organismos.

O trabalho fez parte do projeto de mestrado da acadêmica Erika, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, que atualmente é doutoranda e bolsista do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A parte de biologia molecular foi realizada durante o projeto de PIBICT/FAPEMIG da aluna Cínthia Bruno de Abreu, atualmente bolsista CAPES do PPGCA da UNIFAL-MG.

Além das discentes, também são autores do trabalho os docentes: Profa. Maria José dos Santos Wisniewski e Profa. Tereza Cristina Orlando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e o professor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Célio Wisniewski.

Este trabalho, que contou com o financiamento da FAPEMIG, ressalta a importância da colaboração e interação de docentes e discentes de áreas diferentes, aumentando a interdisciplinaridade, importante para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade.

Acesse o artigo “Alona iheringula Sinev & Kotov, 2004 (Crustacea, Anomopoda, Chydoridae, Aloninae): Life Cycle and DNA Barcode with Implications for the Taxonomy of the Aloninae Subfamily” [1]
Confira também o artigo “DNA barcodes for ecology, evolution, and conservation” [2]
Tags: 
Notícias [3]
Em Pauta [4]

Links:
[1] http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0097050
[2] http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0169534714002274
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases