Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Palestra virtual marca início das atividades de 2016 do mestrado em Enfermagem

Palestra virtual marca início das atividades de 2016 do mestrado em Enfermagem

Por Ana Carolina Araújo em ter, 29/03/2016 - 09:04
Aula inaugural por webconferência contou com participação de consultora da Capes

[1]

Para marcar o início das atividades de 2016 do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), a coordenação promoveu aula inaugural na tarde desta segunda-feira, 28/03, que contou com a participação virtual da convidada da Universidade Federal de Goiás e consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Profa. Denize Bouttelet Munari [2].

A transmissão por webconferência possibilitou que os mestrandos pudessem entender um pouco sobre “A contextualização da Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil, desafios, possibilidades e a responsabilidade do pós-graduando", tema abordado pela docente.

[3]Na abertura do evento, a coordenadora do PPGENF, Profa. Silvana Maria Coelho Leite Fava, apresentou a convidada e destacou sua contribuição para o mestrado oferecido pela Universidade. “A professora Denize tem um papel extremamente relevante no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem porque ela tem nos acompanhado em todo esse processo. Ela foi uma das pessoas que, juntamente aos docentes e discentes, nos ajudou a fazer uma restruturação do programa, um realinhamento da proposta pedagógica que está sendo implementada agora em 2016”, sublinhou.

A ministrante iniciou sua fala, dizendo-se honrada de poder oferecer esse apoio à UNIFAL-MG e ministrar a palestra para os mestrandos. Na sequência, ressaltou a importância do aluno para o sucesso de um programa de pós-graduação e introduziu ao tema da aula, apresentando dados sobre a evolução da pós-graduação em Enfermagem no Brasil, iniciada então em 1972, e a expansão dos cursos a partir de 2002.

Profa. Denize também pontuou questões relacionadas à produção científica, em quantidade e qualidade, apontando a posição do Brasil na área de Enfermagem no mundo, no que se refere a volume; e o desafio de aumentar a capacidade de influenciar os outros, ampliando a taxa de novos processos e produtos, científicos e tecnológicos.

Os mestrandos também tiveram a oportunidade de entender como acontece a avaliação da pós-graduação, cujos indicadores analisados são: proposta do programa; corpo docente; corpo discente, teses e dissertações; produção intelectual e inserção social.

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIFAL-MG

Inserido em um contexto privilegiado, uma vez que é o único programa de pós-graduação stricto sensu do Sul de Minas Gerais, para atender as demandas de 14 instituições de ensino de graduação em Enfermagem, sendo todas da rede privada de ensino, o PPGENF iniciou as atividades em abril de 2011, com o objetivo de formar enfermeiros qualificados para o exercício da docência no ensino superior (graduação e pós-graduação lato sensu) na área da Enfermagem e da Saúde, com habilidade para executar pesquisa original e independente. O mestrado é focado em três linhas de pesquisa: "O processo de cuidar em Enfermagem", "Gestão em serviços de Saúde" e "Enfermagem e Saúde Materno-Infantil".

Galeria de imagens [4]

Tags: 
Notícias [5]
Em Pauta [6]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20162903090039.jpg
[2] http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767054Y3
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20162903090050.jpg
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/palestravirtualmarcainicioatividades2016mestradoemenfermagemgaleria
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases