Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > PET-Enfermagem da UNIFAL-MG comemora 25 anos

PET-Enfermagem da UNIFAL-MG comemora 25 anos

Por Ana Carolina Araújo em sex, 17/06/2016 - 10:21
Conheça um pouco a trajetória de atuação do grupo na Instituição
[1]
Grupo PET-Enfermagem

O Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Enfermagem está completando 25 anos neste ano de 2016. Para comemorar a data, a Assessoria de Comunicação Social, em parceria com os atuais integrantes do grupo, relembra alguns destaques da atuação do Programa desde sua origem na UNFAL-MG.

Criado em 1991, por meio de um projeto apresentado à Capes, o PET-Enfermagem foi elaborado sob coordenação da  professora Carmem Lúcia Alves. Durante sua trajetória, seis tutores se responsabilizaram pelo grupo: Profa. Lana Ermelinda da Silva Santos (1991-1998), Profa. Sueli Leiko Takamatsu Goyatá (1999-2001), Profa. Eliza Maria Rezende Dázio (2001-2005), Prof. Denis da Silva Moreira (2010-2014) e a Profa. Érika de Cássia Lopes Chaves, atual tutora.

Ao longo dos anos, o PET-Enfermagem foi responsável por agregar valores na vida acadêmica dos alunos da Universidade Federal de Alfenas, além de levar à comunidade extramuros os conhecimentos desenvolvidos. Já passaram por este grupo mais de 200 alunos, que foram contemplados com a bolsa PET, e que levaram à frente a tríade de princípios do programa - Ensino, Pesquisa e Extensão.

“Essa tríade é fator norteador das atividades desenvolvidas pelo programa, cada princípio, inter-relacionado ao outro, permite o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, o olhar científico pesquisador, e o transferir de todo o aprendizado, tanto para os utilizadores da IES quanto para a população que constantemente necessita dos benefícios gerados pela universidade e levados a ela, por nós”, narra Sérgio Alves Dias Júnior, acadêmico do 9º período do curso de Enfermagem e membro do grupo PET.

A história do Grupo PET é marcada pelo desenvolvimento de inúmeros projetos de pesquisas e extensão, seminários, ciclos de oficinas e palestras, entre outras atividades, sendo a pesquisa e a extensão importantes fundamentos do programa. “No grupo PET-Enfermagem estas atividades têm sido desenvolvidas por todos os integrantes por meio de Iniciações Científicas de maneira individual e também coletiva, englobando todos os integrantes do grupo. O grupo tem buscado realizar a interface entre a extensão e a pesquisa e ainda submetido projeto a editais de fomento”, conta Sérgio.

Segundo o petiano, em 2012 um grande projeto de pesquisa com interface em extensão, denominado “Caminho, verdade e vida: Viva sem drogas” angariou recursos financeiros junto à FAPEMIG. O projeto foi desenvolvido no período entre fevereiro de 2013 e dezembro de 2014, e teve como público-alvo, adolescentes de uma escola pública da cidade de Alfenas. “Os resultados deste estudo apontaram indicadores que podem subsidiar medidas preventivas e de redução do comportamento de risco junto aos adolescentes, principalmente, para aqueles que vivenciam problemas em diferentes áreas da vida em decorrência do uso de substâncias psicoativas”, informa.

[2]Neste ano de 2016, o grupo PET Enfermagem, juntamente ao PET-Engenharia de Alimentos da USP Pirassununga e o PET-Saúde da Criança da UNIFESP Santos, foi convidado a ministrar dois dias de oficinas no evento SudestePET, que reúne todos os grupos PET da Região Sudeste do Brasil. O evento ocorreu na Universidade de São Paulo campus São Carlos/SP, com a temática “Intervenção do PET na Saúde Pública”. “Os resultados da oficina foram surpreendentes, pois foi possível envolver estudantes, das mais diversas áreas, a esta temática que inicialmente acreditava-se estar relacionada apenas os cursos da saúde. Ao final da oficina o feedback dos participantes foi muito positivo, todos parabenizaram os grupos pet responsáveis pela elaboração e aplicação da mesma”, comenta o integrante do grupo.

Outro destaque dos trabalhos do grupo é o projeto “Acolhida ao Calouro”, desenvolvido em parceria com docentes da Escola de Enfermagem, que desde o ano de 2013, tem realizado a recepção e acolhida aos acadêmicos ingressantes no curso de Enfermagem da UNIFAL-MG. "A importância do mesmo é reconhecida pela necessidade de recepcionar e acolher os novos estudantes, uma vez que o ingresso na universidade é um momento de mudanças, adaptações e desafios acadêmicos, sociais e pessoais. É importante destacar as peculiaridades do curso, que tem recebido uma grande diversidade de estudantes quanto à origem, idade, crenças e, principalmente, profissionais de nível técnico da área que buscam a formação superior. Assim, de um lado estão aqueles alunos que não conhecem bem o curso, o que pode gerar evasão ou repetência, do outro estão aqueles que possuem anos de experiência na classe profissional e que se sentem desarticulados dos demais. Neste contexto, a atividade propicia a interatividade acadêmica com troca de conhecimentos e saberes, favorecendo a adaptação do novo estudante e contribuindo para a qualidade de formação", pontua Sérgio. [3]

Também o projeto “Comunicação e Informação em Enfermagem”, desenvolvido pelo grupo PET-Enfermagem, sob a coordenação da Profa. Simone Albino da Silva, tem se inserido em espaço de destaque na Instituição. O projeto se pauta na necessidade atual de produção de conteúdo em saúde, baseado em evidência cientifica, para diferentes meios de comunicação, a fim de evitar interpretações erradas ou informações desprovidas de comprovação; o que pode colocar em risco a saúde das pessoas e perpetuar crenças inadequadas. Dessa forma, por meio do projeto, informações em saúde são comunicadas de forma objetiva e simples para pessoas que têm acesso à rede mundial de computadores.

Conforme menciona Sérgio, também não é raro se deparar com grandes enfermeiros e enfermeiras de sucesso que relatam a importância de terem feito parte de um grupo PET em sua formação acadêmica. “Na 32ª Semana de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, ocorrida de 17 a 20/05, durante apresentação da temática ‘Trajetória de Egressos do Curso de Enfermagem da UNIFAL – Percurso na Construção Política da Enfermagem’ todas as enfermeiras convidadas relataram o reflexo do grupo PET em suas carreiras, e o quão valoroso foi para que pudessem alcançar o sucesso profissional”, afirmou.

O integrante anuncia que ainda neste ano de 2016, os membros do grupo PET-Enfermagem estarão envolvidos na preparação e apresentação de oficinas com abordagem de diversos assuntos voltados para as áreas de Saúde e Enfermagem, sempre considerando a aplicabilidade na prática clínica; assuntos atuais e que sejam capazes de contribuir com a formação acadêmica e as exigências do mercado de trabalho. Esta atividade estará destinada a toda comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, que poderá aprimorar os conhecimentos com conferencistas profissionais especialistas em diversas áreas do conhecimento, convidados pelo grupo PET. Para mais  informações, acompanhe na página: www.unifal-mg.edu.br/petenfermagem [4].

[5]
Oficina: Atendimento às Vítimas de PCR em Ambiente Hospitalar (SBV), organizada pelo PET-Enfermagem

Confira depoimentos de petianos egressos que se orgulham de dizer que fizeram parte deste grupo:

“O PET favoreceu minha evolução durante a graduação, tanto na parte acadêmica quanto na moldagem de um futuro profissional mais qualificado, preparado e acima de tudo mais humano.” (Caroline Freire Paulino).

“Participar do PET, foi uma experiência de extrema relevância, pois através dele, tive oportunidade de amadurecer como pessoa, enfermeira, pesquisadora e professora.” (Sara Rosado).

“O PET-Enfermagem foi uma das melhores experiências que poderia ter vivenciado aliada a graduação em Enfermagem. Ser petiana me proporcionou encarar desafios que iam além da grade curricular do curso, um verdadeiro “sair da zona de conforto” como aprender a lidar com pessoas com diferentes modos de pensar, diferentes formas de trabalhar.” (Milara Barp).

Com informações e fotos: Sérgio Alves Dias Júnior, acadêmico do 9º período do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG e membro do grupo PET

Tags: 
Notícias [6]
Em Pauta [7]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20161506132834.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20161506133351.jpg
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20161506133649.jpg
[4] http://www.unifal-mg.edu.br/petenfermagem
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20161506133753.jpg
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[7] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases