O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Matemática da UNIFAL-MG teve 14 trabalhos aceitos para o 36º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) que acontecerá em Gramado-RS, de 05 a 09/09.
O CNMAC é um evento bienal tradicional na área de Matemática Aplicada e é realizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). O encontro congrega pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes. Constitui-se em uma oportunidade ímpar para discutir trabalhos em andamento, divulgar resultados e ficar a par da produção científica em desenvolvimento nas principais instituições nacionais.
"A participação do grupo no evento visa estimular a formação de recursos humanos em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, de forma a fortalecer o papel da pesquisa utilizando recursos computacionais no ensino de matemática no curso de Matemática – Licenciatura da UNIFAL-MG, socializar os estudos e a produção na área, bem como criar espaço para discussão sobre ensino de matemática, em diversos níveis", comenta Profa. Angela Leite Moreno, coordenadora do Pibid-Matemática.
Trabalhos aceitos:
1- Analisando Jogos Didáticos de Geometria Analítica Plana
Hernando Batista, Angela Leite Moreno
2- Análise do uso de experimentos no ensino de Probabilidade
Kelly Jugeick, Ana Paula de Souza, Andréa Cardoso
3- Análise Combinatória no Livro Didático: Defeitos e Qualidades
Rodolfo Brito Martins, Andréa Cardoso
4- Aprendendo com o Cubo Mágico
Ana Paula de Souza, João Paulo Gonzaga Vieira, Angela Leite Moreno
5- Como o conteúdo de matrizes tem sido ensinado: um estudo de caso
Ihasmin Guarda Garcia, Maísa Daniele Henrique, Andréa Cardoso
6- Evidenciando Resultados de um Evento que Desmistifica a Matemática
Matheus de Souza Costa, Angela Leite Moreno
7- Jogos e Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática
Anna Karenina Lima Antunes, Tiago de Carvalho Santos, Angela Leite Moreno
8- Livros didá́ticos não contemplam as aplicações de matrizes
Roberta Siqueira Fernandes, Nayara da Silva, Andréa Cardoso
9- O uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem das características dos só́lidos geométricos
Taís Aparecida Faria, Andréa Cardoso
10- O uso de novas metodologias para o ensino de Geometria
Bruno César
11- Potencialidades do uso de jogos digitais como recurso motivador para construção do conceito de ângulo
Maria Caruline Baquião, Andréa Cardoso
12- Projeto interdisciplinar: os grandes pensadores
Thomás Francisco de Abreu, Cintia S. Madeira, Andréa Cardoso
13- Projeto Leitura: Embarque nesta viagem
Tiago de Carvalho Santos, Anna Karenina Lima Antunes, Angela Leite Moreno
14- Trigonometria: uma perspectiva de ensino público
Vinícius Gabriel Silva Nogueira, Angela Leite Moreno
Informações: Angela Leite Moreno, professora do Instituto de Ciências Exatas e coordenadora do Pibid do curso de Matemática da UNIFAL-MG