Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Disciplina do mestrado em Educação finaliza atividades com webconferência

Disciplina do mestrado em Educação finaliza atividades com webconferência

Por Valdirene Moreira em qui, 30/06/2016 - 09:19
Altina Ramos ministrou o tema “Dados Qualitativos: da coleta à análise”

[1]

No dia 29/06, a disciplina "Seminários de Dissertação", do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIFAL-MG, finalizou suas atividades com a participação da professora Altina Ramos, do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), via webconferência.

"O tema proferido 'Dados Qualitativos: da coleta à análise' é de fundamental importância para a pesquisa em educação, sobretudo para nós mestrandos do programa que estamos em fase de iniciar nosso percurso na pesquisa, após termos finalizado a elaboração do nossos projetos na referida disciplina", comentou a discente, Jaqueline Santos Barboza. 

Profa. Altina expôs a variedade de métodos de coleta de dados qualitativos, enfatizou a importância da complementaridade entre eles; indicou contribuições na compreensão sobre o processo de coleta e tratamento dos dados, considerando suas especificidades e cuidados dispensados para preservara qualidade dos mesmos.

Em se tratando da análise qualitativa, apresentou alguns procedimentos, centrando-se, detalhadamente, na “Análise de Conteúdo”, de modo a permitir uma compreensão aprofundada do processo.

Em sua exposição, a docente evidenciou a importância de termos “disponibilidade mental para a coleta de dados” e a necessidade de ultrapassar a descrição dos dados, considerando que “analisar é conceptualizar os dados, indo além da sua descrição”.

O evento, como expressão do convênio de cooperação firmado entre a UNIFAL-MG e a UMINHO,  contou com a participação dos discentes do PPGE, e outros membros da comunidade acadêmica, como docentes da Enfermagem e da Biologia, bem como alunos do curso de Enfermagem e Ciências Sociais.

[2]

Informações e fotos: Jaqueline Santos Barboza, discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAL-MG

Tags: 
Notícias [3]
Em Pauta [4]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20163006090641.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20163006090734.jpg
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases