O Prof. Marcelo Lourenço da Silva e a Profa. Josie Resende Torres da Silva, do curso de Fisioterapia da Escola de Enfermagem, receberão o prêmio Acupuncture and Meridian Studies Award 2016 na categoria Young Scientist Award. O evento para entrega do prêmio acontecerá no International Scientific Acupuncture and Meridian Symposium (iSAMS), de 18 a 20/11 na Universidade de Hong Kong. O Prof. Marcelo foi convidado para apresentação oral do trabalho e nominado [2]como pessoa de destaque na pesquisa em analgesia por acupuntura.
O trabalho “100-Hz Electroacupuncture but not 2-Hz Electroacupuncture is Preemptive Against Postincision Pain in Rats” [3] publicado na edição de agosto do Journal of Acupuncture and Meridian Studies [4] foi uma colaboração com o Prof. Wiliam Alves do Prado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP-USP. Os pesquisadores demonstraram pela primeira vez que a eletroacupuntura de 2 e 100 Hz apresentam efeitos antinociceptivos no modelo de dor incisional em ratos, mas somente na frequência de 100 Hz apresenta efeito preemptivo. O termo "preemptivo" implica em uma forma de analgesia que, iniciada antes do estímulo doloroso ser gerado, previne ou diminui a dor subsequente.
Os professores Marcelo e Josie são coordenadores do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Acupuntura da UNIFAL-MG, coordenadores da Liga da Dor da Universidade, têm 14 anos de experiência na área e trabalham em linhas de pesquisa de analgesia por acupuntura em modelos animais e humanos nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado.
Informações e foto: Marcelo Lourenço da Silva, professor da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG