Os alunos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG, em parceria com equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) – Vila Betânia, promoveram a 1ª Roda de Conversa do Grupo de Gestantes da área de abrangência da unidade de saúde.
Camila de Paula Fonseca, enfermeira; Geovane Evangelista Moreira, dentista; Ramonielle Alves dos Santos, farmacêutica; e Michelle Carvalho de Souza, acadêmica do curso de Enfermagem, apoiaram no planejamento, organização e execução desta ação, que contou com a ativa colaboração de toda a equipe da ESF – Vila Betânia.
O evento foi realizado no dia 25/08, como parte das atividades do Mês do Aleitamento Materno. As gestantes e seus familiares participaram de uma dinâmica que abordou mitos e verdades relacionados à amamentação, e em seguida houve sorteio de brindes e um café para finalizar o encontro.
Na oportunidade, buscou-se desmistificar ideias errôneas acerca do tema e destacar a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mãe, além de integrar gestantes e trabalhadores da saúde, e divulgar os próximos encontros.
Os residentes afirmaram que o Grupo de Gestantes é de extrema importância tanto para as futuras mamães quanto para toda a comunidade, uma vez que o vínculo entre os profissionais de saúde e a população transforma o modelo atual de assistência, contribuindo para o crescimento profissional, o melhor atendimento e a consequente melhoria dos resultados alcançados na atenção primária à saúde.