O projeto de extensão "Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas", em parceria com a Emater-MG, realizou no dia 31/08, a palestra "Transição Agroecológica", que foi proferida pelo técnico em extensão rural da Emater-MG, Nilton Oliveira.
Participaram do evento, professores da UNIFAL-MG, técnicos em extensão rural e gerentes regionais da Emater-MG, engenheiros agrônomos, agricultores familiares da região, além de estudantes da Unifenas e da Universidade, dos cursos de Ciências Sociais, Geografia, Nutrição, Biomedicina, Farmácia, Biologia e Biotecnologia.
O Fórum de combate ao uso de agrotóxicos é um espaço aberto de diálogo e denúncia contra os agrotóxicos e seus riscos para a saúde humana e o meio ambiente. É uma construção coletiva que conta com o apoio e parceria do MST, Emater-MG e o NEAPO (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica) do IFSULDEMINAS, campus Machado. Nesse sentido, o projeto de extensão, não só problematiza os riscos do uso de agrotóxicos na produção de alimentos, mas busca também promover e fomentar estratégias de desenvolvimento da agroecologia na região de Alfenas.
Uma dessas estratégias é apresentar as possibilidades da agroecologia como alternativa ao modelo convencional de agricultura que faz uso de agrotóxicos. Por isso, a palestra "Transição Agroecológica" foi uma iniciativa pensada para apresentar a agroecologia, suas estratégias, metodologias e desafios aos produtores rurais interessados em realizar a transição para uma produção saudável e mais sustentável de alimentos em nossa região.
Visando a continuidade desse espaço está previsto ainda duas outras atividades: uma palestra sobre certificação de produtos orgânicos e uma oficina sobre hortas urbanas, além do seminário de encerramento que será realizado em parceria com o Encontro de Agroecologia a ser realizado em novembro no IFSULDEMINAS, campus Machado.