No dia 31/08, docentes do curso de medicina participaram de uma oficina de desenvolvimento de metodologias ativas, ministrada pela Profa. Oscarina da Silva Ezequiel, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e avaliadora da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas – CAMEM.
[2]O evento teve por objetivo, discutir e estimular o uso de metodologias ativas no ensino em curso de áreas médicas, além de descrever os benefícios do uso destas metodologias na graduação e apresentar as diferentes metodologias ativas que poderão ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem.
A oficina foi coordenada pelo Prof. Roberto Conde Santos, coordenador do curso de Medicina e pela vice-coordenadora, Profa. Evelise Aline Soares.
Segundo Evelise, o encontro foi de grande importância para reforçar o ensino centrado no aluno, onde as aulas exclusivamente expositivas são substituídas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando a aprendizagem em ritmo pessoal e, ou aprendizagem cooperativa (em grupo).
Informações e fotos: Evelise Aline Soares, professora/vice-coordenadora do curso de Medicina da UNIFAL-MG