Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Discentes do curso de História realizam trabalho de campo no Rio de Janeiro

Discentes do curso de História realizam trabalho de campo no Rio de Janeiro

Por Ana Carolina Araújo em qui, 13/10/2016 - 07:17
Estudantes vivenciaram espaços de produção histórica e historiográfica da cidade carioca

[1]

Entre os dias 07 e 09/10, discentes dos 2º, 4º, 6º e 8º períodos do curso de História da UNIFAL-MG realizaram trabalho de campo no Rio de Janeiro como parte dos conteúdos das disciplinas História do Brasil II, História do Brasil V, Laboratório de Ensino de História II e IV, História da África e Memória e Patrimônio.

Na ocasião, os estudantes tiveram oportunidade de vivenciar espaços de produção histórica e historiográfica e, também, realizar atividades relacionadas aos conteúdos ministrados nas disciplinas. "No primeiro dia visitamos o Museu Histórico Nacional, cujo rico acervo sobre diferentes períodos da História do Brasil foi visto e comentado por especialistas em diferentes áreas como museologia, arquivologia, numismática, entre outras", conta professor Mário Danieli Neto. 

De acordo com o docente, os alunos do curso tiveram oportunidade de conhecer a reserva técnica do museu, quando receberam informações sobre a importância das obras sob a guarda da instituição.

Segundo o docente, no dia seguinte, o estudantes foram divididos em dois grupos para participar de atividades nas áreas centrais da cidade e do porto do Rio de Janeiro. "As atividades consistiram em análise do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, problematizando a percepção histórica de espaços revitalizados, as apropriações historiográficas sobre esses locais e a possibilidade do estudo do meio como método de ensino de história", explica, acrescentando que os lugares trabalhados na atividade de campo envolveram o Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa), a Escadaria Selarón, a Catedral de S. Sebastião, o Largo da Carioca, a Praça XV e o Paço Imperial, o Mosteiro de São Bento, o Museu de Arte do Rio, o Cais do Valongo, a Pedra do Sal, o Cemitério dos Pretos Novos, o Jardim Suspenso do Valongo e o Palácio do Catete (Museu da República).

Além do professor Mário, também participaram do trabalho de campo, os docentes do curso: Prof. Danilo Eiji Lopes, Profa. Juliana Miranda Filgueiras e Profa. Marta Gouveia de Oliveira Rovai. "A museóloga Luciana Menezes de Carvalho, responsável pelo Museu da Memória e do Patrimônio da UNIFAL-MG intermediou a visita ao Museu Histórico Nacional, contribuindo para as discussões sobre museologia e patrimônio ao longo do trabalho de campo. A professora Elaine Ribeiro da Silva dos Santos participou nas discussões sobre os roteiros e apoiou as tarefas de organização da viagem. Participou também das atividades a professora convidada Maria Isabel, que já ministrou disciplinas pelo CEAD UNIFAL-MG e colabora em avaliações de TCC no curso de História", citou.

O professor enfatizou ainda, o agradecimento à Instituição, manifestado pela equipe que participou do trabalho de campo. "Os docentes e discentes que participaram das atividades agradecem o apoio recebido do curso de História, da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. Agradecem igualmente o apoio logístico do Setor de Transportes da UNIFAL-MG cujos motoristas Alexis, Olinto, Reginaldo e Rogério, nos atenderam com a habitual competência e solicitude".

[2]

Galeria de imagens [3]

Com informações e fotos: Mário Danieli Neto, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG

Tags: 
Notícias [4]
Em Pauta [5]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20161110131351.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20161110144048.jpg
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/cursodehistoriarealizatrabalhocamporiojaneirogaleria
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases