Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Docentes da UNIFAL-MG participam de Especial sobre 500 anos de utopias

Docentes da UNIFAL-MG participam de Especial sobre 500 anos de utopias

Por Ana Carolina Araújo em ter, 08/11/2016 - 09:49
Dossiê comemorativo da obra "Utopia" foi publicado pela Revista Espaço Acadêmico

[1]Desde sua publicação em 1516 o livro Utopia, escrito por Thomas More, se tornou um dos clássicos mais conhecidos e influentes no mundo da Literatura, da Filosofia e da Política. Uma obra paradigmática do pensamento ocidental, que sintetizou, em sua época e para as gerações futuras, o ideal projetivo de uma sociedade melhor. Neste sentido é que o dossiê, publicado na edição n. 186 da Revista Espaço Acadêmico (REA), tem como título a ideia de 500 anos de utopias, numa referência clara à extraordinária repercussão dessa obra e de sua ideia na vida cultural e política da história das sociedades.

Elaborado a partir de chamada pública, o dossiê inclui quatro textos de autoria de docentes da UNIFAL-MG. O texto introdutório “Utopia: roteiro de um conceito”, do Prof. Paulo Denisar Fraga (ICHL), abre o dossiê, sendo seguido alternadamente, em meio a contribuições de colegas de outras instituições, pelos textos da Profa. Elisa Zwick (ICSA), “Os utópicos como pioneiros da concepção cooperativista”, do Prof. Gleyton Trindade (ICHL), “A Utopia de Thomas More e o destino de sua leitura em seus 500 anos” e do Prof. Luís Antonio Groppo (ICHL), que versa sobre “As utopias de junho”.

Em boa parte, a participação dos docentes da UNIFAL-MG é uma repercussão do Seminário “Thomas More: Utopia, 500 anos”, promovido pelos Grupos de Pesquisa "Cultura e Relações de Poder na História" e "Filosofia, História e Teoria Social", que ocorreu na UNIFAL-MG nos dias 15 e 16 de setembro deste ano, sob a coordenação do prof. Gleyton Trindade.

A REA está sediada no Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e está indexada no DOAJ (Directory of Open Access Journals – Diretório de Revistas de Acesso Aberto). O dossiê “Utopias – 500 anos” foi organizado pelo Prof. Antonio Ozaí da Silva (UEM), editor da REA.

Clique para acessar o Dossiê: Utopias – 500 anos [2]

Informações e foto: Gleyton Trindade, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG

Tags: 
Notícias [3]
Em Pauta [4]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20160711160626.jpg
[2] http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/view/1171
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases