Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Pesquisadora alemã participa de atividades acadêmicas do curso de Fisioterapia

Pesquisadora alemã participa de atividades acadêmicas do curso de Fisioterapia

Por Ana Carolina Araújo em sex, 11/11/2016 - 10:49
Bäerbel Junginger contribuiu para pesquisas realizadas pelo Laboratório de UroFisioterapia
[1]
Natália Miguel Martinho, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde; Simone Botelho, professora do curso de Fisioterapia;
Bäerbel Junginger, pesquisadora alemã visitante, e Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor

Na primeira semana de novembro, a Universidade recebeu a visita da pesquisadora alemã Bäerbel Junginger, da Charité Universitätsmedizin Berlin [2] da Alemanha, que participou de atividades acadêmicas do Estágio Supervisionado em Fisioterapia aplicada à Urologia e Saúde da Mulher do curso de Fisioterapia da Escola de Enfermagem.

Acompanhada pela professora Simone Botelho, do curso de Fisioterapia, e pela ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde, Natália Miguel Martinho, a visitante foi recebida pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, no dia 1°/11, oportunidade em que o professor desejou as boas-vindas à pesquisadora e conversou sobre a possibilidade de desenvolver projetos conjuntos com a equipe da UNIFAL-MG.

Bäerbel Junginger ministrou aula na disciplina de Fisioterapia em Urologia e Saúde da Mulher do curso de Fisioterapia, que conforme a Profa. Simone, contribuiu de forma significativa com as pesquisas realizadas pelo Laboratório de UroFisioterapia do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.

Em passagem pela UNIFAL-MG, a pesquisadora ministrou também, aula na disciplina Tópicos Especiais em Ciências da Reabilitação I: biofeedback ultrassonográfico do programa.

“A pesquisadora alemã, Bäerbel Junginger, vem desenvolvendo pesquisas na área de ultrassonografia e eletromiografia dos músculos do assoalho pélvico desde 2009”, conta professora Simone, que também desenvolve pesquisas nesta mesma área desde 2010, na UNIFAL-MG, em parceria com a UNICAMP. De acordo com a professora, ambas as pesquisadoras têm interesse em desenvolver projetos conjuntos e estão buscando estabelecer parceria em pesquisas científicas. Além delas, a ex-aluna do mestrado em Biociências Aplicadas à Saúde, Natália, encontra-se desenvolvendo seu projeto de doutorado no Departamento de Cirurgia da UNICAMP, sob a orientação dos professores Cassio Riccetto e Simone Botelho, com a utilização de ultrassonografia dos músculos do assoalho pélvico e abdome.

Vale lembrar que o projeto “Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico” desenvolvido pelo grupo de pesquisa em UroFisioterapia da UNIFAL-MG, coordenado pela professora Simone, foi premiado pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, no mês de agosto. Tal projeto consiste no desenvolvimento de um protocolo de treinamento para os músculos da região pélvica utilizando um videogame. Relembre a reportagem divulgada pela Assessoria de Comunicação Social: Governo de Minas premia projeto de pesquisa em UroFisioterapia da UNIFAL-MG [3].

Tags: 
Notícias [4]
Em Pauta [5]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20160911102514.jpg
[2] https://www.researchgate.net/institution/Charite_Universitaetsmedizin_Berlin
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/governodeminaspremiaprojetodepesquisaemurofisioterapiadaunifalmg
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases