No dia 17/11, o professor Hélio Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, ministrou palestra para alunos da Faculdade de Extrema (FAEX) sobre o tema "Fator China: Inovação Tecnológica e Transição Econômica em Shanghai". A palestra é fruto de sua visita a Shanghai, onde foi participar de um evento no Shanghai Administration Institute (SAI), para falar de Inovação no Brasil, conforme noticiado pela Assessoria de Comunicação Social na matéria Professor da UNIFAL-MG representa Brasil em conferência na China [2].
[3]Durante a visita o professor, foi apresentado ao ecossistema de inovação existente em Shanghai, a cidade mais populosa do planeta, que aplica os resultados dessa inovação na resolução ou amenização dos enormes problemas da aglomeração urbana excessiva.
"Neste século, a China passa a ser um importante player no jogo econômico e geopolítico devido às escolhas feitas no passado. Há intensa produção científica e intelectual, liberdade para empreender, incentivo à internacionalização e isso pode ser percebido claramente nas políticas de gestão pública de uma megalópole de 22 milhões de habitantes", conta o professor, enfatizando que [4]conhecer o modelo do maior centro financeiro da Ásia pode mostrar caminhos sobre gestão da inovação e de como as cidades podem se beneficiar de uma visão arrojada de futuro.
"Assistindo a sua palestra pude conhecer um pouco mais sobre o quão fantástica é Shanghai, o quão evoluído e eficiente é seu planejamento urbano, mas, principalmente, como um investimento bem feito na educação pode evoluir um pais em tão pouco tempo. Como brasileiro, vejo que nossa Nação ainda tem muito a se desenvolver, porém, nunca é tarde para começar", afirmou William Mariano Leme, aluno da FAEX no curso de Engenharia de Controle e Automação.
Com informações e fotos: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha
Notícia original disponível em: http://heliounifal.blogspot.com.br/2016/11/professor-da-unifal-faz-palestra-sobre.html [5]