Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Projeto remonta histórias sobre as consequências da criação da Usina de Furnas

Projeto remonta histórias sobre as consequências da criação da Usina de Furnas

Por Ana Carolina Araújo em ter, 06/12/2016 - 07:41
Documentário lançado na UNIFAL-MG reúne relatos sobre "quando a água chegou"

[1]

No final dos anos 1950 e início dos anos 1960, a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas impactou a vida de muitas pessoas que viviam na região Sul de Minas. O tema foi destaque em um documentário produzido por um projeto de extensão da UNIFAL-MG, lançado no dia 01/12, no auditório Dr. João Leão de Faria.

[2]O vídeo intitulado "Histórias de quando a água chegou: Antônio Adauto e os índios" reúne o depoimento e os relatos de Antônio Adauto Leite, morador de Carmo do Rio Claro-MG, que foi responsável pela criação do Museu Arqueológico ou Museu do Índio, dedicando 47 anos de sua vida a resgatar mais de 4 mil peças arqueológicas indígenas à beira do Lago de Furnas. Suzana Leite Hervas, filha do pesquisador e coordenadora do museu, também participa do documentário, contando como o interesse do pai pelas peças, acabou se tornando uma brincadeira de arqueologia em família. “Em final de semana, a brincadeira de domingo era andar na beirada da represa para ver quem achava a primeira peça inteira, porque as peças quebradas não valiam”, narra.

A produção do vídeo, bem como o roteiro cinematográfico, faz parte de um projeto que teve início em 2015, sob a responsabilidade do aluno Paulo César de Carvalho, do curso de Letras, orientado pelo professor Ítalo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Em cerimônia de lançamento realizada na UNIFAL-MG, o aluno fez um agradecimento especial ao Prof. Ítalo, e explicou como a ideia do documentário foi desenvolvida, oportunidade em que destacou o fato de haver muitos vilarejos, fazendas e pequenas propriedades rurais, pertencentes às 34 cidades banhadas pelo lago, que foram atingidas e hoje estão submersas. “Eu cresci à beira desse lago, ouvindo histórias de pessoas que morreram, de pessoas que sofreram, de pessoas que perderam tudo. Então uma das motivações de desenvolver esse projeto foi justamente essa: de lembranças pessoais, mas um pouquinho de trabalhos que fui desenvolvendo durante o curso de Letras e de histórias que estão registradas também na literatura”, enfatizou. [3]

Após a exibição do vídeo, a organização surpreendeu Antônio Adauto com uma homenagem, na qual reconhece a sua contribuição e de sua filha, Suzana, para a cultura e a preservação da memória dos índios Catu-auá que habitaram a região do Lago de Furnas, antes da construção da barragem.

O lançamento contou com a presença da vice-reitora da Universidade, Profa. Magali Benjamin de Araújo; da pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; da pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Rosa; do diretor do ICHL, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; da servidora Áurea Lopes, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; também de Soloni Viana, representando o Conselho de Política Cultural de Alfenas; de Sônia Vieira do Departamento de Educação de Cultura e Cidadania; de Fábio Folgoni da  Associação de Proteção aos Condenados (Apac).

O momento foi abrilhantado pela apresentação musical dos professores do ICHL, Mário Danieli e Walter Lowande, interpretando, na viola e no violão, respectivamente, “Rio de Lágrimas” do Tião Carreiro e Lorival dos Santos, “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e “Trenzinho Caipira” de Heitor Vila Lobos.

Acesse o vídeo/documentário:

Galeria de imagens [4]

Tags: 
Notícias [5]
Em Pauta [6]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20160612073549.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20160612074034.jpg
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20160612074056.jpg
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/projetoremontahistoriassobreasconsequenciasdacriacaodausinadefurnasgaleria
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases