Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Congresso sobre Península Ibérica abre espaço para integração internacional

Congresso sobre Península Ibérica abre espaço para integração internacional

Por Ana Carolina Araújo em qua, 07/12/2016 - 09:05
Segundo ano do evento reúne pesquisadores e convidados estrangeiros na UNIFAL-MG

[1]

Estudantes e pesquisadores da UNIFAL-MG, além de convidados brasileiros e estrangeiros, participam durante esta semana, do 2º Congresso Internacional - Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI, cuja abertura aconteceu na noite de segunda-feira, 05/12, no auditório Dr. João Leão de Faria.

Os participantes do primeiro dia do evento, promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em História Ibérica (PPGHI), tiveram a oportunidade de prestigiar a palestra do professor Antonio Chalfun Júnior, convidado da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que discorreu acerca da importância da internacionalização na divulgação da pesquisa, do ensino e da extensão, tema também ressaltado nas falas dos dirigentes das unidades da UNIFAL-MG, que estiveram presentes na cerimônia de abertura.

“Nós tivemos um crescimento expressivo de estudantes da Graduação, que foram para o exterior, graças ao Programa Ciência sem Fronteiras, mas sabemos que só isso não é suficiente. Precisamos trabalhar ações como essa, de trazer pesquisadores estrangeiros, dar a oportunidade para estudantes que eventualmente, não tiveram e não teriam condições de sair do Brasil, de poder aqui em Alfenas, na própria Universidade, ter contato com pesquisadores e professores de diferentes lugares do mundo”, comentou o assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki, salientando que a palestra proferida pelo Prof. Chalfun, é parte de uma ação que busca motivar um pensamento internacional na Universidade.

Os demais representantes da UNIFAL-MG também sinalizaram as portas abertas da Instituição para ampliar a integração internacional e convidaram docentes e estudantes da casa, a apresentarem ideias para projetos de parcerias que possam fortalecer iniciativas que beneficiarão a Graduação, a Pós-Graduação e a Extensão Universitária.

[2]Além do coordenador do evento, Prof. Adaílson José Rui; e do assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki; a cerimônia de abertura reuniu também a vice-reitora da UNIFAL-MG, Profa. Magali Benjamim de Araújo; o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Eduardo Costa de Figueiredo; o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos; a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende e a convidada internacional da Universidade de Santiago de Compostela, Profa. Marta Cendón Fernandez. “Para nós é uma grande alegria estarmos aqui nesse congresso porque é muito importante ver como lidam com estudos relativos à Península Ibérica que, para nós, é uma coisa verdadeiramente curiosa”, afirmou Profa. Marta Fernandez, que faz parte de um grupo de pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, com o qual a Instituição mantém convênio.

 "Ensino de História Antiga"

[3]

Ainda na tarde de segunda-feira, a organização promoveu uma mesa-redonda sobre o tema “Ensino da História Antiga”, que foi mediada pelo professor da UNIFAL-MG, Cláudio Umpierre Carlan. Participaram das discussões, os pesquisadores: Pedro Paulo Funari (UNICAMP), Renata Senna Garraffoni (UFPR); Júlio César Gralha (UFF),  e a pós-doutoranda em História e Arqueologia da UNICAMP, Maria Aparecida de Andrade Almeida (Cida Almeida).

As explanações se centraram sobre questões epistemológicas para o estudo da História Ibérica, apresentadas pelo professor Pedro Funari; considerações sobre a presença do passado romano no presente brasileiro, ocasião em que a professora Renata Garraffoni apresentou o projeto que reuniu as moedas romanas no Museu Paranaense; as abordagens e possibilidades de pesquisa sobre o Egito Antigo e Península Ibérica, tema abordado pelo professor Júlio César Gralha; e as pesquisas nas áreas teológica e bíblica da pós-doutoranda Cida Almeira, que resultaram na obra recém-lançada, “Jesus – Profeta e Luz do Mundo”.

A programação segue até sexta-feira, 09/12, com comunicações de trabalhos científicos de professores e alunos, palestras e mesas-redondas, das quais participam pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Para mais informações, acesse: http://moira-alves.wixsite.com/iicongressoalfenaspo/programacao [4]

Galeria de imagens [5]

Tags: 
Notícias [6]
Em Pauta [7]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20160712085838.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20160712085909.jpg
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20160712090405.jpg
[4] http://moira-alves.wixsite.com/iicongressoalfenaspo/programacao
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/congressosobrepeninsulaibericaabreespacoparaintegracaointernacionalgaleria
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[7] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases