Na próxima terça-feira, 13/12, a aluna Catharina Klie Dupont, do curso de Letras, apresentará na UNIFAL-MG, em forma de documentário, relatos do projeto de extensão “O Quixote da Comunidade”, trabalho que tem por finalidade tornar cada vez mais conhecida a obra clássica “O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha” das letras hispânicas do consagrado escritor espanhol Miguel de Cervantes, publicada no início século XVII.
[2]Um dos alvos do projeto são os jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, municipais e particulares brasileiras ou da comunidade local alfenense, regional e/ou interessada, mas, também, outros tipos de públicos como discentes universitários, artistas locais, professores e diversos outros grupos sociais que integram a comunidade, assim como, por exemplo os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Alfenas-MG, onde o projeto está tendo um destaque significativo.
Conforme o orientador, Prof. Ítalo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a proposta é viabilizar o contato com a leitura da obra e sua recepção por meio de trechos selecionados e de versões para o teatro, o cinema, a pintura, os desenhos, os quadrinhos, as ilustrações, entre outras iniciativas. “Ao mesmo tempo, o projeto pretende enfatizar os valores humanos e criativos que a obra promove por meio da sua recepção, exposição e interpretação das personagens de dom Quixote e Sancho Pança”, explica.
A fim de socializar as diversas ações desenvolvidas pelo projeto, foi criado um blog, com conteúdo próprio, visando compartilhar para a comunidade envolvida e interessada, os diversos trabalhos e atividades do projeto e também alguns tópicos de referência por meio de links que envolvem a obra, sua recepção no Brasil e outras possibilidades culturais interartes ou expandidas do Quixote por meio de outras linguagens. [3]
O professor Ítalo destaca como um dos resultados do projeto, a releitura composta pelo aluno Anailton Jr., da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, após uma atividade que foi desenvolvida durante a realização do subprojeto “El Quijote en la clase”, que envolveu a exibição do filme/musical “O Homem de La Mancha” (1972), dirigido por Arthur Hiller, com roteiro de Dale Wasserman. Confira aqui [4].
Participe da apresentação dos relatos:
Confira dados sobre os envolvidos no projeto [5]