Esbanjando simpatia e bom exemplo de que idade não impede sinergia e qualidade de vida, os alunos do programa de extensão “Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati)” da UNIFAL-MG contagiaram os participantes da confraternização de encerramento das atividades do ano de 2016, na sexta-feira, 09/12.
[2]Este ano, o evento foi marcado pela apresentação de trabalhos desenvolvidos em algumas das atividades oferecidas, nas quais os alunos se empenharam para fazer, dentre outras, aula de violão com a Profa. Rachel Pereira, teclado com a Profa. Esther Rosa e dança circular com a Profa. Fátima Miserani.
De forma divertida e bem-humorada, os participantes da oficina da memória, também conduzida pela Profa. Fátima Miserani, despertaram o riso do público na interpretação musical que evidenciou um desencontro do grupo, a fim de simular propositalmente um esquecimento.
As apresentações foram motivo de superação para muitos e o reconhecimento veio em forma de aplausos.
A Pró-Reitoria de Extensão marcou presença na confraternização, nas pessoas da pró-reitora, Profa. Eliane Garcia Rezende, e da pró-reitora adjunta, Profa. Ana Rute do Vale.
“É muito gratificante para nós, estar nesta confraternização e participar com vocês de todo processo”, disse Profa. Eliane na abertura. A pró-reitora aproveitou a oportunidade para fazer uma retrospectiva de 2016 e anunciar novas perspectivas para o programa em 2017, como a possibilidade dos alunos da Unati cursarem disciplinas nos cursos de graduação, conforme a Resolução nº 37 [3] aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE); e a expectativa da vinda de um recurso do Ministério dos Esportes que poderá ampliar as atividades na sede e também para os bairros de Alfenas. “Vamos torcer para que este recurso realmente venha, mas independente disso, nós precisamos somar a criatividade de nós todos, par [4]a poder fazer coisas mais belas, bonitas e prazerosas no nosso programa”, motivou, contando que o projeto já foi aprovado, porém, os cortes no orçamento exigirão criatividade nos trabalhos da Unati em 2017.
Também expressando satisfação por participar do momento festivo, Profa. Ana Rute reforçou a fala da professora Eliane ao destacar a importância dos alunos da Unati ser parte integrante das atividades da Instituição. “É um orgulho ter a Unati na Universidade e é um passo importante vocês poderem cursar disciplinas”, afirmou a pró-reitora adjunta, acrescentando que o programa Unati não pode ficar à parte. "Temos que, cada vez mais, tentar integrar a Unati à Universidade, pois poucas pessoas conhecem este trabalho, dentro da UNIFAL-MG”, ressaltou.
Em 2016, o programa, que conta com a colaboração de Marcelo Pacheco, no desenvolvimento das atividades, ofereceu mais de 20 oficinas em diferentes áreas do saber, como: aula de alfabetização; atividade física; aula de teclado; aula de violão; biodança; bordado, fitas e vagonite; culinária; dança circular; espanhol; informática; inglês; macramê; nhanduti/renda de agulha; oficina da memória; pintura em tecido; tai chi chuan; vida ativa; zumba e terapia comunitária integrativa.
Vale destacar que a confraternização desse ano reuniu doação de brinquedos feita pelos participantes da Unati, a fim de presentear crianças carentes de Alfenas.