Os trabalhos propostos para o final do semestre na disciplina de “Noções de Direito Ambiental” do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, do campus Poços de Caldas, têm motivado os alunos a desenvolver ações de extensão que resultam em projetos que impactam na vida da comunidade. Este é o caso do “Gerador Eólico”, criado por um grupo de estudantes a partir de materiais recicláveis que possibilitou iluminar uma área de vivência do campus.
Segundo a professora Wilges Ariana Bruscato, responsável pela disciplina, esses projetos são alinhados ao eixo de Humanidades e Projetos da unidade curricular do curso, e consistem em organizar e documentar a atividade em vídeo.
O projeto “Gerador Eólico” f [2]oi desenvolvido pelos alunos Bruno Andrade Fonseca, Carolina Berraut Chiminazo, Crystian Willian Bastos, Daiana Gabriela Oliveira, Danilo Acácio de Abreu, Leonardo Vianna Figueiredo e Márcio Carvalho da Fonseca, que prepararam o equipamento utilizando um dínamo de bicicleta.
Conforme os estudantes documentam no vídeo, o primeiro passo foi definir onde colocar uma lâmpada. Para isso, avaliaram um local no campus Poços de Caldas onde estava pouco iluminado à noite e, a partir de então, testaram o dínamo no laboratório. Com a ajuda de técnicos, montaram a base do gerador com todo circuito, usando, entre outros materiais: balde de concreto, latas vazias de tinta, parafusos em ganchos e, também, quadrado de metal, aros e pneus de bicicleta para a turbina. [3]
A segunda fase envolveu a fixação do gerador na área e a instalação elétrica.
Com o resultado bem-sucedido do projeto, o grupo entrevistou algumas pessoas da comunidade universitária para saber a repercussão da iniciativa, entre elas, o professor Laos Alexandre Hirano, que parabenizou a proativade dos alunos. “Entendo que é um projeto que, além de atender as demandas do grupo, pode atender futuras demandas. Então quer dizer que daqui a 10 anos, entrarão calouros que ainda poderão aprender Física, também iniciativas ecologicamente corretas e conversão de energia. Trata-se da instalação de um novo material didático através da iniciativa de alunos”, afirmou.
Destacando que o trabalho envolveu não apenas quem participou do grupo, mas também colaboradores, um integrante da equipe agradeceu o apoio recebido e falou do quanto foi significante para os envolvidos a realização dessa proposta. “Fazer esse projeto foi um grande aprendizado em várias áreas. O benefício não vai ser só de quem vai utilizar dessa lâmpada, mas também foi nosso, porque a gente aprendeu muito”, enfatizou.
Confira o vídeo que documentou o projeto: