Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Ações extensionistas inspiram múltiplas interpretações da obra de Cervantes

Ações extensionistas inspiram múltiplas interpretações da obra de Cervantes

Por Ana Carolina Araújo em sex, 16/12/2016 - 11:00
Recuperandos de Alfenas participam de projeto da UNIFAL-MG “O Quixote na Comunidade”

[1]

Na noite de terça-feira, 13/12, a Universidade conheceu e se emocionou com mais um projeto de extensão do curso de Letras, que buscou documentar as atividades que envolveram os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) no contato com a obra clássica “O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha”.

 “O Quixote na Comunidade” é um projeto aprovado pelo edital Probext 2016 e desenvolvido pela aluna bolsista Catharina Klie Dupont, sob a orientação do professor Ítalo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), com o objetivo de tornar cada vez mais conhecida a obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, publicada no início século XVII, viabilizando o contato com a leitura, recepção, exposição e interpretação das personagens de Dom Quixote e Sancho Pança.

Tomando a obra de Cervantes como referência, as atividades têm sido desenvolvidas com jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, municipais e particulares de todo país e, para contar um pouco dessa experiência, a coordenação do projeto realizou uma mesa-redonda, que foi mediada pela professora Kátia Aparecida da Silva Oliveira da UNIFAL-MG, reunindo os relatos do aluno do curso de Letras, Rodrigo Sansana Diogo, integrante do PET Letras; da professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Tais Matheus da Silva; da professora da Faculdade Sumaré/SP e Colégio Bandeirantes de São Paulo, Valéria da Silva Moraes; do presidente da APAC,  José Eduardo Silvério, e da aluna do curso de Letras, Catharina Klie Dupont.

O aluno Rodrigo iniciou as apresentações, explicando o que é o PET e também o programa Espaço Kids da Prefeitura Municipal de Alfenas, que busca oferecer atividades de reintegração social infantil em áreas de vulnerabilidade social, para em seguida, falar da ação “Quixote na Comunidade: Español para niños”. A atividade envolve alunos de 7 a 14 anos e teve início em agosto com o objetivo de trabalhar a história de Quixote a fim de aproximar a obra de Cervantes das crianças, fazer com que elas conheçam a obra e perceber as diferentes maneiras que a obra pode ser recebida por elas.

A segunda ação foi apresentada pela professora Tais, do Instituto Federal de São Paulo, que compartilhou o trabalho desenvolvido no Centro de Referência do Instituto, no bairro de São Miguel Paulista, nas aulas do curso de extensão de Língua Espanhola, em duas turmas diferentes.

Na sequência, a professora Valéria da Silva Moraes falou da ação “Marca-páginas do Quixote”, cujo trabalho resultou na produção de marca-páginas confeccionados pelos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental que, durante a leitura da primeira parte do Dom Quixote, fizeram seus marca-páginas de forma livre, a partir de suas próprias interpretações da obra.

O presidente da APAC de Alfenas, José Eduardo, que é também estudante do curso de Letras, contou como surgiu a ideia de desenvolver uma ação sobre a obra de Cervantes com os recuperandos da APAC, oportunidade em que explicou que a unidade de Alfenas é uma das 83 do Brasil e a única a realizar uma atividade dessa natureza com os recuperandos.

A aluna Catharina apresentou o blog cria [2]do com a finalidade de compartilhar e socializar os trabalhos, reunindo todas as ações desenvolvidas no projeto.

Conforme explicou a bolsista, essa página foi criada pela ex-aluna do projeto, Andréia de Fátima Tomé, ainda em 2015. Neste ano de 2016, Catharina foi convidada pelo professor Ítalo a integrar o projeto e manter a página em funcionamento. “Eu queria agradecer imensamente ao Prof. Ítalo pelo convite e pela oportunidade. Esse trabalho com o pessoal da APAC e com Quixote é transformador”, disse, ressaltando que o contato com esse trabalho possibilitou que ela voltasse no tempo e acreditasse nos sonhos.

Catharina, que é também artista plástica, compartilhou a experiência com os recuperandos, os quais foram motivados a ajudá-la a desenhar a figura dos protagonistas da história de Cervantes sem ter lido a obra, para depois, eles mesmos começarem a compor as próprias imagens a partir da história, resultando, por exemplo, na pintura criada pelo recuperando Marcelino dos Santos, e nos desenhos de Juvenil Assis da Silva. 

Após as apresentações, o público prestigiou o documentário com os relatos dos participantes da APAC no projeto, que contou com a produção do aluno Paulo César de Carvalho,  também do curso de Letras, seguida de  apresentação musical dos recuperandos. A organização também fez a entrega de certificados aos recuperandos pela conclusão do curso de Língua e Cultura Hispânica, oferecida pelo projeto.

Também estiveram presentes no evento: a vice-reitora da Universidade, Profa. Magali Benjamin de Araújo; a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; a pró-reitora adjunta de Extensão, Profa. Ana Rute do Vale; a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna; além de outros convidados, entre os quais, os professores da Espanha, Marta Cendón Fernandez e David Chao Castro, da Universidade de Santiago de Compostela, que participaram do Congresso Internacional – Península Ibérica, ocorrido na semana passada na Universidade.

[3]

Galeria de imagens [4]

Conheça mais detalhes das ações do projeto, acesse: https://elquijoteenbrasil.wordpress.com [5]

Tags: 
Notícias [6]
Em Pauta [7]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20161412123033.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20161412123116.jpg
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20161412124152.jpg
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/projetodomquixotenacomunidade_galeria
[5] https://elquijoteenbrasil.wordpress.com
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[7] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases