Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Pesquisador da UNIFAL-MG descarta relação de tremor em Poços com vulcão

Pesquisador da UNIFAL-MG descarta relação de tremor em Poços com vulcão

Por Ana Carolina Araújo em qua, 18/01/2017 - 11:49
Em reportagem para portal da cidade, Prof. Fabiano Cabañas Navarro comentou o abalo
[1]

O tremor de terra registrado na região de Poços de Caldas, no dia 12/01, não teve relação com o vulcão, sobre o qual a cidade foi construída, preocupação manifestada por muitos moradores na mídia durante os últimos dias. Essa foi a conclusão do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e também do pesquisador da UNIFAL-MG, Prof. Fabiano Cabañas Navarro.

Em entrevista para Gabriela Bandeira, do portal Poços Já, o professor explicou que os fenômenos são naturais e estão associados a fraturas e falhas existentes na crosta terrestre. “Como a crosta é rígida e sujeita a esforços tectônicos, em algum momento, as falhas e fraturas não suportam as tensões e se movimentam, mesmo em áreas mais afastadas dos limites das placas tectônicas, como é o caso de Poços”, esclareceu.

O geólogo também desmentiu o boato recorrente de que o tremor teria relação com o fato da cidade estar em uma caldeira vulcânica. "Não há nenhuma evidência que o vulcão esteja entrando em nova fase de atividade", afirmou. Segundo o professor, tremores de terra são relativamente comuns e o registrado na cidade foi de baixa intensidade. "Em áreas sísmicas podem ocorrer diariamente, áreas mais afastadas podem ser bem ocasionais. O evento foi medido pelo Laboratório de Sismologia da USP, com magnitude de 3,2 na escala Richter. Isso é considerado de baixa intensidade, tanto que pode ser confundido com vibrações causadas por caminhões ou obras", finalizou.

Confira na íntegra, a reportagem " [2]Tremor não está relacionado a novas atividades vulcânicas, explica professor da UNIFAL" [2]
Tags: 
Notícias [3]
Em Pauta [4]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20171801123106.jpg
[2] http://www.pocosja.com.br/2017/01/13/tremor-nao-esta-relacionado-a-novas-atividades-do-vulcao-explica-professor-da-unifal/
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases