Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > 4ª Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária no Sul de Minas Gerais

4ª Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária no Sul de Minas Gerais

Por Ana Carolina Araújo em ter, 09/05/2017 - 07:48
"Trabalho, Educação e Contrarreformas no Brasil" foi a temática abordada nesta edição

[1]

Entre os dias 25 e 27/04, a UNIFAL-MG promoveu a 4ª edição das Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária.

Realizadas em todo o país durante o mês de abril, tem entre seus propósitos trazer a público o debate sobre a reforma agrária no Brasil, sua importância, atualidade e urgência. "Elas são realizadas nesse mês em homenagem às dezenas de trabalhadores/as rurais mortos em violenta ação policial ocorrida em Eldorado dos Carajás-PA, no dia 17 de abril de 1996. Num momento como o que vivemos atualmente, de recrudescimento da violência no campo e ameaça aos direitos sociais, sua realização mostrou-se bastante frutífera. Nesse ano de 2017, já em sua 4ª edição, as Jornadas contaram com atividades no campus de Alfenas e no campus de Varginha, pela primeira vez", conta o professor Adriano Santos, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

[2]Em Varginha, durante todo o dia 25/04, foi possível visitar a Exposição “O trabalho no campo: a luta pela terra e o cotidiano dos assentamentos”, do fotógrafo Douglas Mansur, sob curadoria do professor Roberto Pereira Silva (UNIFAL-MG). No período da tarde, foi realizada a oficina “Fotografia e Reforma Agrária”, com Douglas Mansur, e no período da noite, a mesa-redonda “Reforma Agrária, Agronegócio e Contrarreformas no Brasil”, com a participação da professora Carmem V. dos Santos Castro (doutora pela UFRJ), Sebastião M. Marques (MST) e de Jorge F. Santos (ADERE). "Mais de 250 pessoas participaram das atividades ao longo do dia, entre as quais um grupo de 50 crianças da Escola Estadual São Sebastião, que visitou a exposição e participou de uma dinâmica com docentes da UNIFAL-MG no período da manhã", comentou José Andrade Júnior, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

No campus de Alfenas, entre as atividades realizadas nos dias 26 e 27/04, destacaram-se a oficina “Caminhos da Roça”, com o cineasta Helvio Tamoio e a mesa-redonda “Trabalho, Educação e Contrarreformas no Brasil”, com a professora Débora Lima (UNIFAL-MG), Michele Neves (MST) e a professora Carmem Castro, que também esteve em Varginha. A oficina “Fotografia e Reforma Agrária”, com Douglas Mansur e a exposição de fotos “O trabalho no campo: a luta pela terra e o cotidiano dos assentamentos”, também foram realizadas em Alfenas, contando com grande participação e envolvimento de docentes e discentes do campus, além de visitantes de toda a região.

"Além das atividades acadêmicas e culturais, como já é tradição das Jornadas Universitárias no Sul de Minas Gerais, a programação de Alfenas e Varginha contou também com a Feira de produtos da Reforma Agrária, cujo objetivo é apresentar um pouco do trabalho, cultura e produção de alimentos agroecológicos realizada pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST na região", conta professor Adriano.

[3]Conforme observa o docente, as Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária ocorrem em outras cidades e instituições da região, além de Alfenas e Varginha. "Resultado de uma articulação interinstitucional, organizada pelo MST, envolvendo a UNIFAL-MG, UFLA, Unifei, UEMG e os IFSULDEMINAS, Campus Machado e Inconfidentes, ela tem mobilizado professores, estudantes, sindicalistas, trabalhadores rurais e militantes sociais em defesa da Reforma Agrária. Com isso, estima-se que 2 mil pessoas devam participar das Jornadas neste ano de 2017", afirmou.

Nessa 4ª edição, as Jornadas contam com o importante apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e neste ano de 2017, também teve o apoio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), campus Varginha. Sua realização vincula-se ao projeto de extensão “Fórum de Combate ao Uso de Agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas”, coordenado pelos professores Adriano Santos (ICHL/UNIFAL-MG), José Andrade Júnior (ICSA/UNIFAL-MG) e Francisco Xarão (ICHL/UNIFAL-MG).

[4]

Galeria de imagens [5]

Informações: José Andrade Júnior, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha e Adriano Santos, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG
Fotos: Isabelle Medeiros e Douglas Mansur
Tags: 
Notícias [6]
Em Pauta [7]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20170805153605.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20170805153635.jpg
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20170905074813.jpg
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20170805154457.jpg
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/4jornadasuniversitariasemdefesadareformaagrariasuldeminasgaleria
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[7] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases